ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

O que é RISCO?

Risco é a probabilidade de um evento com impacto negativo ocorrer sendo mensurado em termos de escala e probabilidade. A partir desse conceito que a GESTÃO DE RISCOS se desenvolve.

O que é GESTÃO DE RISCOS?

Gestão de riscos é o processo de planejar e organizar os recursos de uma organização de maneira a reduzir ao mínimo possível os impactos que os riscos possam causar. Esse processo utiliza um conjunto de técnicas que buscam minimizar os efeitos que os danos possam causar aos projetos, pessoas, ambiente e a imagem da instituição e direcionar ao tratamento adequado de cada risco.

Quem são os responsáveis pela implementação da GESTÃO DE RISCOS?

Conforme definido no art.6° da Resolução TP nº 026/2017, são considerados gestores de riscos em seus respectivos âmbitos e escopos de atuação: os Magistrados, os Diretores de Fórum, os Diretores de Secretaria, o Secretário, o Secretário-Geral, os Secretário, os Coordenadores, os Subsecretários, os Chefes de Escritório, os Chefes de Setor e demais servidores responsáveis pelos processos de trabalho, projetos e ações desenvolvidos nos níveis estratégicos, táticos ou operacionais do Poder Judiciário, independentemente da ocupação de cargo ou função de confiança.

Como identifico um risco?

A identificação de um risco passa por diversas técnicas conhecidas, comumente utilizadas em outras fases de um projeto tais como: opinião de especialista, análise documental, lista de verificações - checklist, coleta de informações - brainstorming, etc. O objetivo nesta fase é levantar o maior quantitativo de riscos possíveis para posteriormente avaliar a probabilidade e impacto de cada a fim de classificá-los.

O que faço ao identificar um Risco?

Ao identificar um novo risco é necessário apresentar uma resposta ao risco, esta resposta inclui: eliminar a atividade geradora do risco, transferi-lo  para  outra  organização, tratá-lo ou sendo pequeno tolerar o risco. Controles internos é uma forma de tratar um risco.

O que são CONTROLES INTERNOS?

Controles Internos - Ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos (COSO, 2013 ).

Qual a distinção de CONTROLES INTERNOS para o NÚCLEO DE CONTROLE INTERNO?

Os CONTROLES INTERNOS descrito acima são os procedimentos inerente as unidades do Tribunal de Justiça, é conceitualmente conhecida como o primeira linha de defesa, enquanto que o NÚCLEO DE CONTROLE INTERNO é a unidade administrativa integrante dos sistemas de controles internos de primeira linha de defesa.

Após tratar o risco ainda há algo a ser realizado?

Após as atividades de avaliação de riscos e criação de controles, se faz necessário que a organização institua as atividades de monitoramento, com intuito de certificar se eficácia dos controles ainda são condizentes com as mudanças de cenário e possíveis alterações nos ambientes de riscos.

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086