OBJETIVOS
- Proporcionar condições para o recebimento e tratamento das manifestações da sociedade;
- Colaborar na busca de soluções adequadas e respostas rápidas;
- Construir uma imagem institucional por meio de interpretações sistêmicas e disseminação das informações obtidas;
- Auferir oportunidades de melhoria no atendimento público, visando o aperfeiçoamento dos serviços afetos ao Poder Judiciário.
NOSSOS RESULTADOS Acesse aqui 📖 |
01) PROJETO OUVIDORIA PRESENTE - OUVINDO MAGISTRADOS E SERVIDORES
Realizar visitas às unidades administrativas e judiciárias da capital e do interior dialogando com Magistrados e Servidores para mapeamento de oportunidades de melhorias nos serviços.
02) PROJETO OUVIDORIA - COMUNICA
Desenvolver ações de modernização dos nossos canais de comunicação, como a implantação da ferramenta QRCode nas urnas da Ouvidoria.
Estabelecimento de WhatsApp, Instagram e outras redes sociais como ferramentas efetivas de comunicação.
Atualização constante do Portal da Ouvidoria, para melhor prestação de serviço ao público.
03) PROJETO OUVIDORIA PARA INDÍGENAS
Dialogar com a FUNAI, associações e lideranças indígenas de Roraima, para identificação de oportunidades de melhoria dos serviços do Judiciário para a população indígena e ainda com uma ação específica visando a educação financeira dos indígenas e a prevenção do superendividamento dessa população.
04) PROJETO OUVIDORIA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES
Realizar ciclo de palestras e rodas de conversas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino e das Universidades para educação quanto ao papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Poder Judiciário.
05) PROJETO JUSTIÇA PARA MIGRANTES
Disponibilizar informações judiciais no idioma dos refugiados.
Dialogar com as associações de refugiados para melhoria do serviço judicial para esse segmento da população.
Ministrar ciclos de palestras e roda de conversas com migrantes e refugiados.
06) PROJETO OUVIDORIA PARA MULHERES
Criar canal de acesso direto e simplificado às vítimas de assédio e violência.
Dialogar com as associações para melhoria do serviço.
Ministrar ciclo de palestras e rodas de conversas para mulheres com educação sobre assédio, abuso, violência e como acessar o Judiciário.
07) PROJETO OUVIDORIA PARA IDOSOS
Realizar ciclo de palestras e rodas de conversas com grupos de pessoas idosas, bem como identificar como o Judiciário pode atender melhor a esse segmento populacional.
08) PROJETO OUVIDORIA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Atuar junto ao Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência para discutir e implantar políticas judiciárias que atendam melhor essa população, bem como implantar tecnologias acessíveis para atendimento adequado aos usuários com deficiência.
09) OUVIDORIA PARA CONSUMIDOR / NAS EMPRESAS
Estabelecer interlocução direta com as órgão de defesa do consumidor para aprimorar o serviço judicial na homologação de acordos, bem como buscar identificar as empresas com maior índice de reclamações para dialogar com suas Ouvidorias visando qualificar os canais de comunicação e reduzir as demandas recebidas, bem como mapear oportunidades de melhorias dos serviços e buscar soluções consensuais.
10) PROJETO REDE DE OUVIDORIAS
Criar Redes de Ouvidorias, tanto local, com participação da OAB, Ministério Público, Defensoria, Procuradorias do Estado e dos Municípios, TCE e Polícia Militar, quanto Regional, com as Ouvidorias dos Tribunais de Justiça da Região Norte, visando fomentar espaço adequado à troca de experiências, com sensibilidade às similaridades geográficas e populacionais, para melhorias na gestão de serviços.
11) PROJETO OUVIDORIA AMBIENTAL
Identificar questões ambientais locais que necessitam de atenção do Poder Judiciário, com a promoção de debates sobre descarte de lixo urbano, queimadas, uso de poluentes e suas consequências para o meio ambiente.
12) PROJETO MAIS SAÚDE
Identificação e propositura de projetos para melhorar o serviço judicial para os litígios envolvendo acesso à saúde.
13) PROJETO IDENTIFICAÇÃO OFICIAL JUDICIAL
Implantar fluxo de correção de inconsistência biográfica ou biométrica nos Processos Judiciais em parceria com os demais órgãos que integram o Poder Judiciário e outros relacionados às demandas do Tribunal de Justiça de Roraima.
14) PROJETO OUVIDORIA NO SISTEMA PRISIONAL
Atuar junto ao Sistema Prisional local para aproximar os encarcerados do Judiciário, bem como orientar, sobre o sistema de Justiça e as funções da Ouvidoria por meio da entrega de cartilhas aos seus familiares.
15) PROJETO - ATENDIMENTO NOTA 10
Aplicar pesquisas de satisfação junto aos usuários do Sistema de Justiça premiando as unidades judiciais com melhor pontuação.
16) PROJETO DECISÕES JUDICIAIS SIMPLIFICADAS
Aprimorar a estrutura de busca para embasamento das decisões ou pareceres judiciais e administrativos, bem como facilitar a compreensão das decisões judiciais para os jurisdicionados por meio de técnicas e ferramentas de resumos e ilustrações.
17) PROJETO APROVEITE PARA CONCILIAR
Dialogar com a Procuradoria do Estado acerca da possibilidade de realização de acordos nas ações em que a Fazenda Pública figure como parte, além de buscar estabelecer interlocução direta com as órgão de defesa do consumidor para aprimorar o serviço judicial na homologação de acordos.