Com o objetivo de fortalecer a continuidade da gestão institucional e preparar os servidores para assumirem funções estratégicas no futuro, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) lançou, neste mês de julho, o Programa Trilhando a Sucessão. A iniciativa é da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), gerenciada pelo Núcleo de Projetos e Inovações(NPI), em parceria com a Escola Judicial de Roraima (EJURR).
O projeto é destinado aos servidores do TJRR e possui referências nacionais, como o programa Na Trilha da Gestão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Programa de Desenvolvimento Gerencial, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A proposta combina materiais intergeracionais, trilhas formativas presenciais e on-line, ações de onboarding institucional, avaliação contínua e a elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), integrados ao sistema de gestão de competências do TJRR.
Além de identificar e preparar talentos internos, o projeto valoriza o papel dos atuais gestores como mentores e facilitadores da cultura organizacional, como explica a subsecretária de Gestão Estratégica de Pessoas, Luana Rolim:
“O programa busca fortalecer a continuidade da gestão institucional do TJRR, por meio da sucessão planejada nos cargos de liderança e da valorização da experiência dos gestores e líderes que os ocupam.”
A subsecretária também destaca que, por meio dos futuros resultados do programa, será possível evitar descontinuidades administrativas:
“Trata-se de uma estratégia voltada a evitar descontinuidades administrativas decorrentes de mudanças de pessoal, promovendo um ambiente onde o conhecimento e a cultura organizacional sejam preservados, transmitidos de forma estruturada e capazes de acolher novos servidores de maneira integrada e alinhada aos valores do Tribunal. Outro foco importante do programa é a promoção da qualidade de vida dos servidores, prevenindo sobrecarga de trabalho e garantindo o pleno aproveitamento de férias e recesso”
Oficina - Programa de Mentoria e Sucessão do TJRR
“Os mentores serão, preferencialmente, servidores que ocupam atualmente cargos de gestão, ou que já os ocuparam, e que tenham interesse em compartilhar seus conhecimentos. E os mentorados são aqueles que desejam desenvolver e melhorar suas habilidades de liderança, para assim se prepararem para assumir funções semelhantes no futuro.”
“As pessoas não precisam estar formando um substituto direto. A intenção é que o programa permita que o Tribunal identifique pessoas capacitadas para garantir a continuidade e a excelência na prestação de serviços, especialmente em casos de férias, licenças ou vacâncias, o que contribui para um aumento na qualidade de vida dos servidores”, finaliza.
Na matéria contém uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida de um grupo pessoas reunidas no Núcleo de Projetos e Inovação.
Texto: Emily Sores - Jornalista
Fotos: Reprodução
JULHO-2025/NUCRI-TJRR