.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

PROCESSOS DE DÍVIDAS - Centro Judiciário de Solução de Conflitos marca quase 700 audiências para o ConciliaRR

 
A expectativa é que o ConciliaRR atinja um índice de 70% de acordos nas audiências programadas no Cejusc até o dia 22 de outubro
 
Foto: Nucri
Fórum advogado Sobral Pinto.
A partir desta segunda-feira, dia 14, até o próximo dia 22, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJRR intensificará as ações para o ConciliaRR
 
 
O Mês Estadual da Conciliação, o ConciliaRR (Concilia Roraima), segue até o final deste mês. E a partir desta segunda-feira, dia 14, até o próximo dia 22, será a vez do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) intensificar as atividades para a programação especial organizada pelo judiciário roraimense.
 
Ao todo, 688 audiências relacionadas a processos de dívidas com a Roraima Energia e o Banco do Brasil, além de débitos com condomínios, estão marcadas para serem realizadas no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. A expectativa é que em pelo menos 70% das audiências acordos sejam firmados e, com isso, um volume correspondente de processos também seja arquivado no Judiciário de Roraima.
 
O assessor jurídico do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), que atua em conjunto com o Cejusc, Shiromir Eda, explica que o método de conciliação é uma solução legal, construída pelas pessoas envolvidas, com a ajuda de um profissional de nível superior, qualificado pelo judiciário em solução pacífica de controvérsias.
 
Segundo ele, apesar do tempo de tramitação de um processo variar conforme a complexidade de cada ação, o trabalho de conciliação e mediação, mesmo não podendo ser adotado em casos como de natureza criminal, eleitoral, entre outros, para diversas situações pode ser a opção mais rápida, reduzindo o desgaste emocional; e ainda tem peso legal. “Além disso, a conciliação e a mediação, de maneira paralela e complementarmente, colaboram com a resolução dos conflitos levados ao Poder Judiciário, por meio do processo ou, até mesmo, antes do processo; ou seja, pré-processualmente”, destacou.
 
Em Roraima, o Cejusc está instalado em todas as comarcas do TJRR, na Capital e Interior do estado, além do Cejusc Itinerante, que atua junto com a Vara da Justiça Itinerante; além do trabalho em polos, por meio de parcerias com diversas instituições.
 
Assim, a população pode resolver, mesmo que fora do período do ConciliaRR, que vai até o dia 31 de outubro, diversos conflitos pelos centros de conciliação e mediação do judiciário estadual, com conciliadores e juízes dos Juizados Especiais Cíveis, da Vara da Justiça Itinerante, e também com juízes no âmbito dos processos de cada competência.
 
 
Conciliação e Mediação, qual a diferença?
 
Vários tipos de conflitos podem ter uma solução por meio de acordo realizado com conciliação ou mediação, como: questões de vizinhança; demissão do trabalho; danos morais; dívidas em bancos; acidentes de trânsito; partilha de bens; pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, etc.
 
Conforme o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), conciliação é uma conversa/negociação que conta com a participação de uma pessoa imparcial para favorecer o diálogo e, se necessário, apresentar ideias para a solução do conflito.
 
Segundo o Código de Processo Civil, o conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.
 
No caso da mediação, é também uma negociação, por meio do diálogo, intermediada por alguém imparcial que favorece e organiza a comunicação entre os envolvidos no conflito. E o Código de Processo Civil prevê que o mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará os interessados na compreensão das questões e dos interesses em conflito, de modo que possam, por si próprios, mediante o restabelecimento da comunicação, identificar soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
 
 
 
Cejusc em Roraima:
 
Atualmente existem nove Cejusc’s em Roraima e estão localizados em todas as comarcas do Estado:
 
Cejusc Alto Alegre, Cejusc Bonfim, Cejusc Caracaraí, Cejusc Cível de Boa Vista, Cejusc Itinerante, Cejusc Mucajaí, Cejusc Pacaraima, Cejusc Rorainópolis e Cejusc São Luiz.
 
Cejusc Itinerante:
 
Polo de Atendimento e Conciliação da Faculdade Estácio Atual;
 
Polo de Atendimento e Conciliação da Casai (Casa de Saúde do Índio);
 
Polo de Atendimento e Conciliação da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo;
 
Polo de Atendimento e Conciliação da Câmara de Conciliação da Vara da Justiça Itinerante;
 
Polo de Atendimento e Conciliação do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher);
 
Polo de Atendimento e Conciliação do Terminal de Ônibus;
 
Polo de Atendimento e Conciliação da Defensoria Pública;
 
Polo de Atendimento e Conciliação do Terminal de Ônibus do bairro Caimbé.
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte