Atendimentos passaram pela sede do município, Comunidade Arapuá e Vila Reislandia–Paredão; em um dos casos, equipe foi até a residência da noiva

A Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) esteve em Alto Alegre entre os dias 14 e 17 de julho, levando serviços jurídicos gratuitos à sede do município e às comunidades da região.
Nos dias 14 e 15, os atendimentos ocorreram no Fórum Ottomar de Sousa Pinto. Na quinta-feira (16), a equipe esteve no Malocão de Reuniões da Comunidade Arapuá. O percurso terminou nesta sexta-feira (17), na Escola Estadual Delcyr Barreto de Souza, na Vila Reislandia–Paredão.

Entre os serviços disponibilizados estão divórcio consensual, guarda e responsabilidade de crianças e adolescentes, declaração de união estável, pensão alimentícia, ações de cobrança, reconhecimento de paternidade ou maternidade, celebração de casamentos, registro de nascimento, retificação e segunda via de registros. Ao longo dos quatro dias, mais de 30 casamentos foram celebrados.
Nem a distância impediu o "sim"

Entre as histórias registradas durante os atendimentos está a de Antônio Silva de Souza e Josilene Alves Barbosa. Antônio procurou a Justiça Itinerante acompanhado das testemunhas para oficializar a união, mas explicou que Josilene estava em casa, debilitada em decorrência de uma doença.
Diante da impossibilidade de a noiva comparecer ao local de atendimento, a equipe preparou a documentação, organizou o procedimento e seguiu até a residência do casal.
“O noivo buscou o atendimento acompanhado das testemunhas. A noiva estava em casa, debilitada. Preparamos tudo e nos deslocamos até a residência, onde o doutor Thiago Russi celebrou o casamento”, contou o coordenador da Justiça Itinerante, Kennedy Amorim.
Com a presença das testemunhas, Antônio e Josilene oficializaram a união em casa. A adaptação permitiu que a condição de saúde da noiva não impedisse o casal de ter acesso ao serviço e exercer o direito ao casamento civil.
A história integra os mais de 30 casamentos celebrados durante a passagem por Alto Alegre e demonstra como o atendimento itinerante se adapta às necessidades de cada pessoa para levar cidadania também a quem enfrenta dificuldades de deslocamento.

As atividades são desenvolvidas em parceria com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Defensoria Pública do Estado (DPE), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto de Identificação - IOCC, Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar de Roraima (CPI), Cartórios Extrajudiciais, Cartório de Registro Civil, a Coordenadoria de Estadual da Mulher em Situação de Violência Domestica e Familiar (CEVID).
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista; Wesley Vieira - Estagiário de Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
JULHO/2026 - NUCRI/TJRR


