.

Selo Excelência 2025Selo de Linguagem Simples

Poder Judiciário de Roraima lança cartilha com foco em práticas antirracistas


“Considero minha participação importante, principalmente por levar essa cartilha antirracista para que nós, povos indígenas, possamos ampliar nosso conhecimento e também repassar informações sobre direitos e deveres aos nossos jovens, filhos e comunidades.”

A declaração é de Tereza Souza, tradutora da língua indígena macuxi, que participou do lançamento da Cartilha Antirracista, realizado nesta quinta-feira, 28 de maio, na Sede Administrativa do Poder Judiciário de Roraima, durante a “Roda de Conversa: Equidade em Foco — O que é ser Antirracista”.

A cartilha digital foi desenvolvida pelo Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal de Justiça de Roraima como um instrumento de orientação e ampliação do olhar institucional e comunitário sobre a temática racial. Com caráter pedagógico, o material utiliza linguagem simples e acessível, com o objetivo de estimular reflexões e fortalecer práticas antirracistas.




O secretário-geral do TJRR, Hermenegildo Ataíde D’Ávila, destacou a importância da iniciativa e manifestou o desejo de que o material alcance toda a sociedade.

“A cartilha antirracista é necessária. Espero que ela faça com que crianças, adolescentes e adultos reconheçam sua identidade racial e tenham orgulho de quem são.”

A integrante do comitê, Inaiara Sá, explica que a elaboração da cartilha contou com a contribuição de pessoas com diferentes vivências e perspectivas, buscando tornar o material representativo da diversidade presente em Roraima.

“A Cartilha Antirracista reforça que Roraima é formada por todos os povos. O material foi pensado para combater o racismo dentro e fora das instituições, especialmente no âmbito do Tribunal de Justiça de Roraima, apresentando conceitos importantes relacionados ao racismo e ao antirracismo, como branquitude e privilégio branco. A proposta é incentivar as pessoas a refletirem sobre suas atitudes e deixarem de reproduzir práticas racistas que ainda persistem em nossa sociedade.”


Patsy Jones, servidora há mais de 20 anos no Poder Judiciário, comenta que ver essa produção como uma evolução.

“Eu sou servidora do tribunal já há mais de 20 anos e venho acompanhando, nesse tempo, evolução desse tratamento adequado a pessoas cisgenadas que somos a maioria aqui no Brasil. E o lançamento dessa cartilha veio fortalecer essa política para que possamos acabar com essa questão do racismo”.

Confira a cartilha on-line: Cartilha antirracista - Roraima de todos os povos.pdf

Roda de conversa: https://www.youtube.com/watch?v=o7V3exSWYzs


Acessibilidade

O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.


Texto: Emily Soares - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2026 - NUCRI/TJRR

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.