
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, participou nos dias 18 e 19 do 2º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual, realizado na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O encontro reuniu ministros, desembargadores e especialistas de todo o país para discutir iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da atividade jurisdicional e à integração entre os diferentes segmentos do Poder Judiciário.
Com o tema “Uma Só Justiça”, o congresso teve como proposta estimular a cooperação institucional, a troca de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pela Justiça brasileira.
A edição registrou participação recorde da magistratura nacional, com o envio de 737 propostas de enunciados, das quais 168 foram selecionadas para debate e votação ao longo da programação. Os números evidenciam a consolidação do congresso como um espaço relevante para a construção de entendimentos comuns e para o desenvolvimento de iniciativas voltadas à modernização do Sistema de Justiça.

Ao longo do primeiro dia, os debates abordaram temas como aplicação de precedentes qualificados, uniformização jurisprudencial, uso de inteligência artificial e análise de dados na gestão judiciária, além de questões relacionadas à litigiosidade repetitiva, demandas estruturais, cooperação entre instituições e métodos consensuais de resolução de conflitos.
Para o presidente do TJRR, a participação em espaços de diálogo e construção coletiva contribui para ampliar a troca de experiências e acompanhar iniciativas que impactam diretamente a atuação do Judiciário brasileiro.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2026 - NUCRI/TJRR


