.

Selo Excelência 2025Selo de Linguagem Simples

EMA’NUM – Entre cuidado e escuta, encontro reúne mulheres do Judiciário em uma jornada de bem-estar e reconhecimento



Um espaço de escuta, troca e atenção às múltiplas dimensões da vida das mulheres marcou a realização do EMA’NUM – Encontro Anual de Atenção Integral às Mulheres do Judiciário. A iniciativa foi promovida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Ouvidoria-Geral de Justiça, no dia 27 de março, no hall da Escola Judicial de Roraima (EJURR), na Sede Administrativa.

A programação reuniu magistradas, servidoras, colaboradoras e estagiárias em um momento dedicado à reflexão sobre o cotidiano institucional e à promoção da qualidade de vida, com atividades voltadas à integração, orientação e compartilhamento de experiências.

Para a ouvidora-geral do TJRR, desembargadora Elaine Bianchi, o encontro amplia o olhar sobre o papel das mulheres dentro e fora da instituição, incentivando práticas de autocuidado e reconhecimento pessoal e profissional.

“Como um fechamento do mês da mulher, a Ouvidoria organizou esse evento para despertar as mulheres, mostrando a importância do autocuidado, da valorização da carreira e da posição de cada uma na sociedade.”


Entre os destaques, a palestra “Atividade física na saúde e no emocional da mulher”, ministrada pela advogada e esportista Paula Sá, trouxe reflexões sobre a relação entre movimento, bem-estar e equilíbrio emocional. A convidada também apresentou o projeto Movimento Inspirar – Na Corrida da Vida, que utiliza o esporte como ferramenta de transformação social.

“O projeto integra ações de segurança e valorização da mulher por meio do esporte. A iniciativa já impactou a vida de milhares de mulheres e também recebeu reconhecimento do Judiciário por promover essa transformação”, destacou a palestrante.
Na sequência, a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR, juíza Suelen Alves, apresentou a cartilha “Sujeito Homem – Ser homem de verdade é respeitar as meninas e mulheres” e abordou o Protocolo Ema’num, voltado à prevenção e ao enfrentamento da violência no ambiente institucional.

“Nosso papel vai além do julgamento dos processos. Também envolve alertar, conscientizar e atuar na prevenção de situações de violência, inclusive dentro da própria instituição”, ressaltou a magistrada.


O encontro contou ainda com um momento de diálogo mediado pela desembargadora Elaine Bianchi, reunindo a juíza Suelen Alves, a juíza Graciete Sotto Mayor, a delegada Francilene Vargas e a servidora Shirley Freire. A conversa ampliou o debate sobre vivências, desafios e mecanismos de proteção às mulheres.

A programação incluiu também ações voltadas à saúde e ao cuidado pessoal, como a Blitz da Beleza, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação corporal por bioimpedância, disponibilização de autotestes de HIV, preservativos e gel lubrificante, além de orientações nas áreas de medicina e psicologia e a divulgação de serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida.




Durante o evento, as participantes acompanharam as atividades e interagiram com os temas propostos. A servidora Ester Moreira destacou a oportunidade de vivenciar um momento diferente dentro da rotina de trabalho.

“Esse evento nos permitiu um tempo para nos valorizar e cuidar de nós mesmas. Isso reflete diretamente no nosso trabalho e na forma como seguimos exercendo nossas funções no dia a dia.”
A iniciativa integra as ações previstas no Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra magistradas, servidoras e colaboradoras do Tribunal.


Acessibilidade

O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.

Texto: Wesley Vieira - Estagiário de Jornalismo / Beatriz Evangelista - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MARÇO/2026 - NUCRI/TJRR
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.