.

Selo Excelência 2025Selo de Linguagem Simples

Escola Judiciária do TJDFT promove talk show sobre Transformação Digital e Inteligência Artificial

 
A Escola de Formação Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (EjuDFT) realiza, no dia 11 de março, o Talk Show – Transformação Digital e Inteligência Artificial em Prática: Casos, Tecnologias e Impactos no TJDFT. O evento ocorrerá das 14h às 16h, no miniauditório anexo ao Espaço Flamboyant. As inscrições já estão disponíveis. Acesse e participe. Não haverá transmissão pelo YouTube.
 
Com carga horária de 2h, a atividade busca fomentar o debate sobre inovação, além de divulgar aplicações reais de IA e transformação digital já implementadas ou em desenvolvimento no TJDFT. Voltado para magistrados(as) e servidores(as), o talk show dialoga diretamente com as recomendações de capacitação contínua para o uso ético, seguro e eficiente de ferramentas digitais, ao apresentar casos reais do TJDFT descritos no livro Transformação digital e inteligência artificial em prática: casos, tecnologias e impactos no TJDFT.
 
Os capítulos abordados tratam de aplicações concretas, como:
 
  • Elaboração de minutas com IA generativa em gabinetes criminais
  • Modelos aplicados em gabinetes de segunda instância
  • Soluções tecnológicas desenvolvidas para Juizados Especiais
  • Práticas adotadas em Varas de Família
 
A ação educacional favorece o compartilhamento de práticas, o entendimento dos impactos e dos desafios jurídicos, tecnológicos e organizacionais, além de estimular o desenvolvimento de competências relacionadas à inovação. Além disso, reforça a missão institucional do Tribunal de oferecer à sociedade um serviço jurisdicional célere, confiável e de qualidade, ao fomentar o aprendizado sobre tecnologias emergentes que podem aprimorar rotinas, promover eficiência e ampliar o acesso à Justiça.
 
Para os participantes, o talk show representa uma oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas de unidades do TJDFT, refletir sobre possibilidades futuras e alinhar expectativas quanto ao uso consciente, responsável e estratégico da inteligência artificial no ambiente judicial.
 
 
Docentes e mediação
 
Edson Alves Gouveia – Assessor de desembargador no TJDFT
Luiz Fernando Sirotheau Serique Junior – Secretário de Tecnologia da Informação do TJDFT (mediador do evento)
Luis Otavio Schneider – Assessor de desembargador no TJDFT
Flavio Augusto Martins Leite – Juiz de Direito do TJDFT
Pedro Matos de Arruda – Juiz de Direito do TJDFT
 

 
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
 

 
Texto: TJDFT
Fotos: TJDFT
MARÇO/2026 - NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.