Atuando na prevenção de conflitos e na promoção de cidadania por meio de práticas educativas e sociais em diferentes comunidades do estado, o programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) iniciou as atividades de 2026 com uma palestra em Rorainópolis.
A palestra “Saúde Mental e Bem-estar Emocional” foi direcionada aos servidores da Secretaria de Educação Municipal de Rorainópolis e ocorreu como abertura da Jornada Pedagógica. A atividade visou estimular reflexões sobre equilíbrio emocional e qualidade de vida no ambiente de trabalho, como explica a coordenadora do Programa, Marcelle Wottrich.
“A palestra levou de forma leve, descontraída e ao mesmo tempo reflexiva a necessidade do autocuidado. Buscamos enfatizar que para acolhermos alguém, antes se faz necessário que estejamos bem fisicamente, emocionalmente e para isso é importante cultivarmos relacionamentos saudáveis. “
Próximas ações
Nos meses de fevereiro e março, a equipe da Justiça Comunitária conduz um Workshop de Comunicação Não Violenta na Escola Estadual Girassol, em Boa Vista, voltado ao corpo discente da instituição. Os encontros ocorrem nos dias 24 e 26/02, 02, 04 e 06/03, com continuidade nos dias 09, 11, 13, 17 e 19 de março. Ainda na mesma escola, ocorre nos dias 30 de março e 1º de abril, a Oficina Líderes da Paz, com as turmas da manhã e da tarde.
A iniciativa busca desenvolver habilidades de escuta, empatia e resolução de conflitos de forma cada vez mais pacífica, auxiliando na construção de ambientes escolares mais seguros, colaborativos e respeitosos. As ações integram o calendário permanente de atividades da Justiça Comunitária, que desde de sua criação em 2006, se consolida como uma ferramenta de ensinamento de métodos alternativos na solução de conflitos e no fortalecimento do diálogo entre Judiciário e sociedade.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Juliana Soares - Estagiária de Jornalismo/ Emily Soares - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
FEVEREIRO/2026 - NUCRI/TJRR