
Trocar, reutilizar e repensar hábitos foram ações que fizeram parte da rotina de quem passou pelo Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, na manhã de quinta-feira (18), e pôde participar da segunda edição do “Dia das Araras”
A iniciativa foi promovida pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável em parceria com o Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), e com a diretoria do Fórum Criminal, e busca incentivar a economia de forma sustentável dentro do ambiente institucional.
Calçados, vestidos, calças, bolsas e roupas infantis puderam ser expostas, após a entrega dos próprios servidores do judiciário, e estiveram disponíveis para compra por preços acessíveis, promovendo o reaproveitamento de peças e reduzindo o descarte.
De acordo com Janaína Souza, integrante da Comissão de Sustentabilidade do TJRR, esta é a segunda edição da ação, que busca principalmente promover o reaproveitamento de peças e reduzir o descarte.
“A primeira edição aconteceu no prédio administrativo e agora estamos no Fórum Criminal. É uma oportunidade para os servidores trazerem peças que não utilizam mais, praticar a economia circular, reduzir o lixo têxtil e, ao mesmo tempo, gerar renda de forma consciente”, explicou.
A servidora Lohana Nascimento se mostrou muito entusiasmada com a ação, e afirma que a experiência vai além da troca de peças.
“Valorizar o consumo consciente é muito importante. Muitas colegas desapegaram com satisfação, e essa rotatividade contribui para um desenvolvimento mais sustentável. Que tenham mais vezes, para a gente conseguir fazer limpa no guarda-roupa e comprar peças novas de maneira sustentável.”
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybenar, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Emily Soares - Jornalista / Juliana Pereira - Estagiária de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
DEZEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR


