.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Experiência imersiva do Júri 3.0 conecta teoria e prática no Sistema de Justiça

Auditório com plateia assistindo a quatro pessoas sentadas em cadeiras no palco, participando de uma mesa-redonda. Ao fundo, há um grande painel colorido com flores e bandeiras posicionadas à esquerda. À direita, um telão projeta o título “Tribunal do Júri 3.0”.
 
Proporcionando uma experiência prática do júri popular, o Tribunal de Justiça de Roraima foi palco, nesta quarta-feira, 26 de novembro, do Tribunal do Júri 3.0, projeto acadêmico desenvolvido pela Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACCRIM) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
 
O evento ocorreu no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto e reuniu estudantes, professores e profissionais do Direito, como a juíza auxiliar do Poder Judiciário de Roraima, Lana Leitão, o defensor público José Roceliton, o promotor de Justiça Paulo André e o advogado Diego Rodrigues. Para a juíza auxiliar do TJRR, Lana Leitão, a atividade permite vivenciar a dinâmica do Sistema de Justiça Criminal.
 

“Envolve esse debate interinstitucional e promove uma aproximação com os estudantes de Direito. Então, na minha visão, é um evento extremamente necessário”.

 
imagem colorida de uma academica na plateia fazendo uma pergunta
 
O projeto, que dinamiza o Tribunal do Júri, acontece todos os anos, como explica a orientadora acadêmica e fundadora da LACCRIM, Ilaine Pagliarini.
 

“A gente procura trazer profissionais, tanto do Ministério Público como do Tribunal de Justiça, assim como da defesa — um advogado, um defensor público — para tratar de casos concretos e falar um pouquinho da realidade do que acontece no Tribunal. O evento foi maravilhoso”.

 

Por meio da experiência imersiva, são estimulados o raciocínio jurídico, a argumentação, a oratória, a ética profissional e a compreensão interdisciplinar dos papéis da defesa, da acusação e da magistratura. O acadêmico de Direito da UFRR, Josias Brasil Rodrigues, destaca que o evento aproxima os participantes da prática jurídica.
 

“É importante esse evento porque ele coloca a realidade mais próxima do acadêmico jurídico e da experiência prática”.

 

 
Acessibilidade

O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
 

 
Texto: Emily Soares - Jornalista
Foto: Nucri/TJRR
NOVEMBRO-2025/NUCRI-TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.