
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) deu início à série de vídeos “Quebrando Barreiras”, uma produção da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e do Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC), em parceria com a Escola Judicial de Roraima (Ejurr). A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o diálogo sobre capacitismo, acessibilidade e os desafios enfrentados diariamente por pessoas com deficiência.
A série é composta por quatro episódios, cada um dedicado à trajetória de personagens que compartilham suas vivências, superações e perspectivas para o futuro. Por meio dessas histórias reais, o TJRR busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de garantir autonomia, respeito e igualdade de oportunidades para todas as pessoas.
O primeiro episódio da série já está disponível nas redes sociais da EJURR e do TJRR e apresenta a trajetória de Fernanda Brilhante, atleta de arco e flecha e pessoa com deficiência física. Sua história revela os obstáculos enfrentados por quem utiliza cadeira de rodas para se locomover na cidade, além da força e determinação que encontrou no esporte.
Os outros três episódios da série serão publicados nos próximos dias, destacando as histórias das irmãs Ana Clara e Ana Carla, que possuem mobilidade reduzida por conta da deficiência física, da servidora Elaine Batista que convive com a fibromialgia e da cantora e esportista cega Odete Santos da Silva.
Com relatos reais e inspiradores, “Quebrando Barreiras” convida a sociedade a refletir sobre acessibilidade, direitos e respeito, reforçando o compromisso institucional do TJRR com a promoção da igualdade e da inclusão.
O primeiro episódio: clique aqui
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: SAINC/ TJRR
Fotos: SAINC/TJRR
NOVEMBRO/2025- NUCRI/TJRR


