
A Medalha do Mérito Judiciário, em reconhecimento aos anos de dedicação e relevantes serviços prestados à Justiça e à sociedade roraimense foi entregue ao procurador de Justiça Sales Eurico Melgarejo Freitas, na manhã desta quinta-feira (30). A sessão solene de outorga ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos.
A solenidade teve acessibilidade em Libras e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TJRR no YouTube. Estiveram presentes diversas autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Roraima, além de familiares — entre eles a esposa do homenageado, Tatiane Barilli — e convidados.

A Medalha do Mérito Judiciário é concedida a personalidades que se destacam por sua dedicação à promoção da justiça, à cidadania e à defesa dos direitos fundamentais. A honraria tem como objetivo reconhecer homens e mulheres, brasileiros ou estrangeiros, que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do Poder Judiciário e das instituições democráticas.
Durante seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leonardo Cupello, destacou a importância da trajetória do homenageado e sua contribuição para o fortalecimento da Justiça em Roraima.
“Estar hoje homenageando o eminente procurador de Justiça, cuja trajetória demonstra toda a sua competência e vasta cultura, é motivo de grande orgulho. Para nós, do Tribunal de Justiça, é mais do que lógico conceder-lhe a Medalha de Mérito do Poder Judiciário. O Dr. Sales representa o que há de mais meritório. A Justiça só tem a agradecer por tudo o que ele fez e tem feito. Parabenizo-o e desejo-lhe felicidade nesta nova trajetória de vida. O Tribunal de Justiça estará sempre aqui, dando continuidade às lições que ele nos deixou.”

Emocionado, o procurador Sales Eurico Melgarejo Freitas relembrou momentos marcantes de sua trajetória profissional, desde a criação do Estado de Roraima e do próprio Tribunal de Justiça.
“Ver o Tribunal nascer, ajudar a fazer as leis e empossar os primeiros desembargadores de Roraima foi algo marcante. Também tive a honra de participar da elaboração da Constituição estadual. Ao longo da minha carreira, consegui passar 35 anos sem ser muito criticado, o que considero algo muito importante.”

O procurador-geral de Justiça do Estado, Alessandro Tramujás, ressaltou o vínculo profundo de Sales Eurico com Roraima e sua dedicação ao serviço público.
“O Dr. Sales está aqui há muitos anos, conhece bem nossa realidade e sempre demonstrou grande preocupação e dedicação ao desenvolvimento de Roraima. Vai fazer muita falta. Que Deus o acompanhe.”
O plenário foi composto pelo presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello; o vice-presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha; a desembargadora Elaine Bianchi, ouvidora-geral de Justiça; a desembargadora Tânia Vasconcelos, diretora da Escola Judicial de Roraima; o desembargador Cristóvão Suter, coordenador do Centro de Memória e Cultura do TJRR; o presidente do TRE-RR, desembargador Mozarildo Cavalcante; o desembargador Ricardo Oliveira; o juiz convocado Luiz Fernando Mallet; o procurador de Justiça homenageado, Dr. Sales Eurico Melgarejo Freitas; os procuradores de Justiça Rejane Gomes Moura, Alessandro Tramujás; Carlos Paixão; e os promotores Ademar Loiola Mota, Joaquim Santos, representando a Associação dos Membros do Ministério Público do Estado de Roraima (AMPER).

Trajetória exemplar
Com mais de três décadas de atuação no Ministério Público do Estado de Roraima, o Dr. Sales Eurico Melgarejo Freitas construiu uma carreira marcada pela ética, pela dedicação e pela defesa intransigente da Justiça e dos direitos fundamentais. Sua participação ativa na consolidação das instituições estaduais e na formação do sistema jurídico de Roraima o tornou uma das figuras mais respeitadas do meio jurídico local.
A outorga da Medalha do Mérito Judiciário representa, assim, o reconhecimento público de uma vida profissional pautada pelo compromisso com o bem comum e com o fortalecimento das instituições democráticas.
A matéria possui cinco imagens. A seguir a descrição:
Foto 1: Imagem colorida mostra em cerimônia solene, o presidente do TJRR, Desembargador Leonardo Cupello, ajusta um colar de comenda no Procurador de Justiça Sales Eurico Melgarejo Freitas. Ambos estão de toga em um plenário.
Foto 2: Imagem colorida mostra em um plenário, o Procurador de Justiça Sales Eurico Melgarejo Freitas, já condecorado com a comenda, exibe um certificado emoldurado. Ao seu lado, posa o presidente do TJRR, Desembargador Leonardo Cupello. Ambos estão de toga, em frente à bancada das autoridades.
Foto 3: Imagem colorida mostra um grupo de pessoas assiste a uma cerimônia, em pé e de perfil. Em primeiro plano, três mulheres e um homem estão alinhados, olhando atentamente para a esquerda. Uma mulher de vestido estampado está com a mão sobre o peito, ao lado de outra de blazer branco e uma terceira de blazer roxo.
Foto 4: Imagem colorida mostra vista ampla de um plenário lotado durante um evento, com a foto tirada por trás da bancada principal. Em primeiro plano, veem-se as costas de autoridades sentadas em suas cadeiras, e, ao fundo, o público que assiste à cerimônia, sentado e em pé.
Foto 5: Imagem colorida mostra grupo de autoridades posa para foto oficial em um plenário. O Desembargador Leonardo Cupello e o Procurador Sales Eurico Melgarejo Freitas, usando a comenda, estão entre os presentes, a maioria vestindo togas pretas e alinhados em frente à bancada de madeira.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR


