
Cada deslocamento de casa para o trabalho gera impactos no meio ambiente. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS), realiza uma pesquisa do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) 2025, que coleta informações sobre os trajetos de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.
O levantamento tem como objetivo quantificar e compreender o impacto ambiental das atividades do Tribunal, especialmente no chamado Escopo 3, que inclui transporte, consumo e serviços terceirizados. Os resultados servirão para orientar políticas internas de sustentabilidade e estratégias de redução de emissões, alinhadas às metas de neutralização de carbono e à Agenda 2030 da ONU.
Todos os públicos do Tribunal devem preencher um formulário eletrônico com dados sobre os meios de transporte utilizados, frequência dos deslocamentos e distância percorrida.
Segundo a chefe do SSRS, Paloma Souza, o levantamento das informações do inventário é essencial para orientar as futuras ações do tribunal em relação à redução de emissões de carbono.
“Quanto mais pessoas preencherem, mais preciso será o inventário. Essas informações vão impactar diretamente nas ações que o tribunal vai realizar para reduzir as emissões, como ampliar o uso de energia limpa, readequar o teletrabalho ou substituir a frota por veículos elétricos. A meta é que até 2030 as emissões estejam zeradas, mas até lá precisamos reduzir continuamente, ano a ano.”
A coleta de dados segue as diretrizes da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, da Política Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2026 e do Programa Justiça Carbono Zero.
A matéria possui uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto: Imagem colorida mostra desenho de mãos segurando objetos e símbolos ligados a sustentabilidade e meio ambiente.
Foto: Imagem colorida mostra desenho de mãos segurando objetos e símbolos ligados a sustentabilidade e meio ambiente.
Texto: Emily Soares - Jornalista / Wesley Vieira - Estagiário de Jornalismo
Foto: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR
 	Foto: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR



.png)

.png)
.png)
.png)
.png)
.png)


 
     
