Em alusão ao Outubro Rosa, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Secretaria de Qualidade de Vida (SQV/TJRR), promoveu uma importante ação preventiva em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, foram ofertados 57 exames de mamografia para magistradas, servidoras e colaboradoras terceirizadas do Poder Judiciário. A iniciativa contemplou mulheres com idade entre 39 e 69 anos, público-alvo recomendado para o rastreamento anual do câncer de mama, incluindo aquelas que tem histórico familiar da doença. A ação integra uma série de ações em prol do Outubro Rosa, que incentiva o autocuidado e a valorização da prevenção.
Demonstração de Cuidado e Adesão
A juíza Graciete Sotto Mayor, titular da Vara da Justiça Itinerante, destacou a relevância do cuidado institucional.
"Isso é uma prova de cuidado. Eu faço os meus exames anualmente, meu check-up anual, e saber que o Tribunal está se importando conosco neste mês tão importante é muito significativo. E todas nós que estamos aqui, estamos recebendo um acolhimento super importante, ganhando presentes e, acima de tudo, ganhando saúde.'"
A procura pela campanha foi considerada um sucesso, conforme ressaltou a secretária de Qualidade de Vida do TJRR, Janaine Voltolin.
“Foi uma semana muito intensa, foram realizados 57 exames de mamografia. Nós estamos muito felizes com a adesão das mulheres do Poder Judiciário de Roraima.”
Ana Beatriz Lima, diretora do Departamento de Políticas e Apoio à Oncologia do Centro de Diagnóstico Especializado (CDE), enfatizou a importância da participação das mulheres e o papel do serviço público.
“Isso mostra o comprometimento da Secretaria Estadual de Saúde, porque o SUS é para todos. E a prevenção é a chave para um tratamento eficaz. A gente fica muito feliz que muitas mulheres se interessaram. Esperamos que o Outubro Rosa seja um mês muito benéfico para a saúde da mulher.”
Na matéria contém duas imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida da sala de exame. Ao centro é visto a maquina de mamografia e ao lado direito um computador.
Foto 2: imagem colorida da juíza Graciete Sotto Mayor, titular da Vara da Justiça Itinerante, a secretária de Qualidade de Vida do TJRR, Janaine Voltolin, e mais três pessoas conversando entro si no hall de entrada da sala de exames.
Texto: Emily Soares - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR