O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Leonardo Cupello, cumpre uma série de compromissos institucionais em Brasília entre os dias 24 de setembro e 1º de outubro de 2025. O ponto alto da agenda ocorre com a participação na sessão solene de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro Alexandre de Moraes como vice-presidente, realizada nesta segunda-feira (29).
Na solenidade, Fachin destacou que sua gestão será guiada por racionalidade, diálogo e discernimento. O novo presidente do STF também enfatizou a prioridade a grupos historicamente silenciados, como a população negra, os povos indígenas, as mulheres e as crianças, além de desafios contemporâneos como mudanças climáticas, transformação digital, combate à desinformação, corrupção e crime organizado.
A presença do desembargador Leonardo Cupello evidencia o alinhamento do Judiciário roraimense com o debate nacional sobre a necessidade de uma Justiça mais próxima da sociedade, transparente e comprometida com a cidadania.
Além da posse, a agenda institucional do presidente do TJRR inclui encontros com representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. No dia 24 de setembro, ele se reuniu com o deputado federal Duda Ramos, na Câmara dos Deputados. No dia seguinte, participou de uma celebração em homenagem ao ministro Luís Roberto Barroso.
Na sexta-feira (26), esteve no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde foi recebido pelo conselheiro Ulisses Rabaneda. Já nesta segunda-feira (29), antes da solenidade no STF, Cupello participou de reunião na residência oficial da Presidência do Senado Federal com o senador David Alcolumbre e integrantes do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Consepre).
A programação segue até o dia 1º de outubro, quando o presidente do TJRR integra a reunião dos presidentes dos Tribunais de Segunda Instância com o ministro Edson Fachin, na Primeira Turma do STF, ampliando o espaço de diálogo sobre os rumos da Justiça brasileira.
A matéria possui um slide de noticia acima. A seguir a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Foto colorida mostra plenário solene, o ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) , de cabelos brancos e toga preta, está sentado em uma cadeira de couro bege e assina um livro sobre a mesa diante dele.
Foto 2: Foto colorida mostra o presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, vestindo terno escuro com lenço vermelho no bolso, gravata borboleta vinho e óculos de armação grossa.
Foto 3: Foto colorida mostra 28 pessoas alinhadas sobre um tapete vermelho em uma sala institucional com teto branco e iluminação intensa.
Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: Divulgação
SETEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: Divulgação
SETEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR