Magistradas, Servidoras e trabalhadoras terceirizadas participam da ação, que segue até sexta-feira (3).
“Eu já tinha uma solicitação médica. Minha mãe teve câncer de mama e, desde então, eu e minha irmã fazemos o acompanhamento preventivo. E aí, como surgiu essa oportunidade, resolvi fazer o exame como forma de prevenção e autocuidado.”
O relato é da servidora do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Camila Leite, que realizou sua primeira mamografia nessa segunda-feira (29). A experiência dela simboliza o propósito da ação promovida pela Secretaria de Qualidade de Vida do TJRR (SQV), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU): estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A iniciativa integra a programação do Judiciário roraimense em alusão ao Outubro Rosa e oferece exames de mamografia a magistradas, servidoras e terceirizadas do TJRR que manifestaram interesse em participar, por meio de pesquisa elaborada pela SQV.
Ao todo, 50 mulheres, com idades entre 38 e 69 anos, serão atendidas até sexta-feira (3), no Centro de Diagnóstico Especializado (CDE), localizado no bairro Aeroporto. Deste total, 8% são magistradas, 50% servidoras e 42% terceirizadas.
Segundo a pesquisa feita pela SQV, 30% das participantes realizam a mamografia pela primeira vez, enquanto 70% já haviam feito o exame anteriormente, demonstrando que cada oportunidade de acompanhamento faz diferença.
A juíza auxiliar da Presidência, Lana Leitão, destacou a relevância do cuidado com a saúde.
“É muito importante cuidarmos da saúde, ainda mais neste mês, que simboliza o combate ao câncer de mama. Nós, mulheres, precisamos estar sempre atentas ao nosso corpo e ao nosso bem-estar.”
Para a secretária de Qualidade de Vida do TJRR, Janaine Voltolini, a campanha vai além do atendimento imediato.
“Nosso trabalho é voltado à prevenção. Mesmo que não seja possível evitar todos os casos da doença, quando diagnosticada precocemente, as chances de tratamento e de cura aumentam significativamente.”
A mobilização também contou com o apoio dos profissionais de saúde. A médica do CDE, Larissa Lago, reforçou o convite para que mais mulheres se cuidem.
“Durante este mês, precisamos lembrar da importância de realizar os exames e de observar qualquer sinal que o corpo possa dar.”
A terceirizada Lucilene Melo, que atua no Núcleo de Plantão e Audiência de Custódia (Nupac), também ressaltou a relevância da campanha.
“Vim fazer a mamografia porque acredito que a prevenção é a melhor parte do cuidado com a saúde.”
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, que chama atenção para a importância das medidas preventivas e do diagnóstico precoce. No Judiciário roraimense, a programação segue durante todo o mês, com diversas atividades organizadas pela SQV.
Na matéria contém duas imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida de uma tercerizada indo para sala do exame de mamografia.
Foto 2: imagem colorida de uma servidora do TJRR se preparando para a mamografia com o auxilio de uma técnica.
Texto: Emily Soares - Jornalista / Wesley Vieria - Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR