.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Armário Social lança 2ª edição e promove dignidade na reinserção de egressos do sistema prisional em Roraima

 
Imagem colorida mostra um grupo de pessoas em pé em um piso escuro e reflexivo, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha fala no microfone. Ao lado direito do grupo, há uma grande caixa branca no chão, identificada como "Armário Social", destinada a doações, com um grande cartaz acima indicando "DEPOSITE AQUI" e uma seta vermelha apontando para baixo.
 
A campanha “Armário Social – Despindo preconceitos e vestindo cidadania” chega à sua segunda edição em Roraima, reafirmando o compromisso de oferecer dignidade, inclusão e oportunidades para pessoas privadas de liberdade em saída temporária, beneficiadas por alvarás de soltura, egressas do sistema prisional e seus familiares.
 
O lançamento ocorreu na quarta-feira (24/9), no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). A iniciativa integra o Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a ALERR, e fortalece a atuação do Plano Pena Justa, desenvolvido em Roraima pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJRR).
 
Imagem colorida mostra o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha falando no microfone enquanto segura um papel em um púlpito. Ao seu lado, um homem mais jovem de terno cinza faz um gesto com o polegar para cima. Há outras pessoas atrás e ao lado deles.
 
O desembargador Almiro Padilha, vice-presidente do TJRR e coordenador do GMF, destacou a força transformadora da ação.
 
"O objetivo desse Armário Social é levar às pessoas em vulnerabilidade o mínimo de dignidade: uma peça de roupa. Muitos não têm calça, camisa ou calçado. Quando alguém sai do sistema prisional apenas com o uniforme laranja, já sofre o primeiro preconceito. Oferecer uma roupa simples é dar condições de recomeço. Esse é o propósito do Poder Judiciário e do Legislativo, concretizado de forma admirável pelo Escritório Social.”
 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, ressaltou a relevância social do projeto.
 
"O Armário Social faz parte desse esforço, garantindo dignidade a quem deixa o sistema prisional e precisa de uma oportunidade real de recomeçar.”
 
A coordenadora do Escritório Social, Décima Rosado, reforçou o compromisso de dar continuidade e ampliar os projetos.
 
“Esse Armário Social se tornou permanente. Queremos vestir com dignidade aqueles que estão deixando o sistema. Nosso trabalho é feito com dedicação, sem preconceito e sem estigma, fortalecendo cada vez mais essa rede de apoio.”
 
Em 2025, a campanha ampliou seus locais de arrecadação. Além da sede da Assembleia Legislativa, agora também conta com pontos no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, no Instituto Federal de Roraima (IFRR), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), na Defensoria Pública de Roraima (DPE/RR), na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) e na Universidade Estadual de Roraima (Uerr). Serão arrecadados roupas, calçados, brinquedos e itens de higiene, destinados aos usuários atendidos pelo Escritório Social.
 
Imagem colorida mostra um primeiro plano de uma grande caixa branca no chão, identificada como "Armário Social" com a frase em português "Despindo o preconceito, vestindo cidadania". A caixa contém alguns sacos de papel e pacotes no topo, sugerindo ser um recipiente de doações. Abaixo do nome do projeto, há logotipos de diversas instituições de apoio em pequenas dimensões.
 
Mais que doações, oportunidades
 
O Escritório Social é uma unidade de atendimento voltada a egressos e pré-egressos do sistema prisional e seus familiares, oferecendo acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos para serviços essenciais, como regularização de documentos, qualificação profissional, assistência jurídica e acesso a programas sociais.
 
O Armário Social nasceu em 2023 como parte desse esforço, arrecadando roupas e calçados para reduzir o estigma social enfrentado por egressos. A proposta é simples, mas transformadora: oferecer um “segundo uniforme”, permitindo que cada pessoa transite pela sociedade com dignidade e novas possibilidades de vida.
 

Na matéria contém três imagens. Abaixo a descrição:
 
Foto 1: Imagem colorida mostra um grupo de pessoas em pé em um piso escuro e reflexivo, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha fala no microfone. Ao lado direito do grupo, há uma grande caixa branca no chão, identificada como "Armário Social", destinada a doações, com um grande cartaz acima indicando "DEPOSITE AQUI" e uma seta vermelha apontando para baixo.
Foto 2: Imagem colorida mostra o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha falando no microfone enquanto segura um papel em um púlpito. Ao seu lado, um homem mais jovem de terno cinza faz um gesto com o polegar para cima. Há outras pessoas atrás e ao lado deles.
Foto 3: Imagem colorida mostra um primeiro plano de uma grande caixa branca no chão, identificada como "Armário Social" com a frase em português "Despindo o preconceito, vestindo cidadania". A caixa contém alguns sacos de papel e pacotes no topo, sugerindo ser um recipiente de doações. Abaixo do nome do projeto, há logotipos de diversas instituições de apoio em pequenas dimensões.
 

 
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte