
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima (CEVID/TJRR) promoveu, no dia 15 de setembro, uma capacitação sobre as diretrizes da Lei Maria da Penha para integrantes da Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFron) – Patrulha Maria da Penha, do município de Bonfim.
A atividade teve como objetivo qualificar a atuação da Guarda tanto na sede de Bonfim quanto nas comunidades, ampliando a fiscalização e o acompanhamento das medidas protetivas de urgência, além de reforçar ações de caráter preventivo e educativo.
Segundo a chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica da CEVID, Aurilene Mesquita, a iniciativa integra as ações do projeto de acesso à Justiça para meninas e mulheres de Bonfim e Normandia.
“Nosso propósito é estruturar a rede de atendimento e garantir um melhor serviço às mulheres e meninas da região. Esse alinhamento é fundamental para unir o Poder Judiciário e os órgãos de segurança pública no enfrentamento à violência doméstica”, destacou.
Ao todo, 20 integrantes da Patrulha Maria da Penha participaram da capacitação, realizada na Escola Judicial de Roraima (EJURR).
O novo comando da GCMFron Bonfim também salientou a relevância da iniciativa. Para o comandante William Portela, a formação amplia o preparo da corporação.
“Essa capacitação é fundamental para a Guarda Municipal de Bonfim, pois nos orienta sobre como agir diante de diferentes tipos de violência, tanto no momento da ocorrência quanto no atendimento posterior”, afirmou.
A matéria possui uma imagem. A seguir as descrições na ordem de publicação:
Foto : Imagem colorida mostra um grupo de pessoas em uniformes azuis, com a sigla GCM (Guarda Civil Municipal) nas costas, sentadas em carteiras azuis em uma sala de aula. Elas estão atentas a uma palestrante, que está de pé, vestindo uma calça e um blazer laranja. Atrás dela, um projetor exibe uma apresentação com o título "MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA". A cena retrata um momento de treinamento ou capacitação profissional.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR