Com foco no empreendedorismo e na sustentabilidade, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, iniciou nesta segunda-feira uma oficina de crochê voltada para as trabalhadoras terceirizadas da instituição.
A oficina integra o projeto de Empoderamento Feminino e tem como objetivo ensinar crochê para a confecção de capas de fones de ouvido utilizados no TJRR. O produto será vendido e também poderá ser encomendado diretamente com as terceirizadas.
A prática busca despertar o empreendedorismo e oferecer um novo passatempo, como explica a presidente da Comissão, desembargadora Elaine Bianchi.
“A oficina é uma forma de transmitir para as nossas trabalhadoras terceirizadas a técnica do crochê, seja para usar como hobby, como uma forma de melhorar a capacidade cognitiva ou até a coordenação motora fina, mas também para que elas possam empreender”.
A chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRR (SSRS), Paloma Lima de Souza Cruz, está também a frente na execução das aulas e explica que, por se tratar de uma prática sustentável, a oficina utiliza linhas compostas por 85% de algodão reciclado.
“Aproveitamos a oficina de crochê para que elas aprendam a fazer a capa dos fones com uma linha sustentável, reformando os fones dos servidores. Assim, estamos unindo o social à sustentabilidade dentro do Tribunal de Justiça”, acrescentou.
A matéria possui três fotos. A seguir a descrição:
Foto 1: Imagem colorida mostra uma vista em primeiro plano de uma mesa redonda com materiais de crochê, incluindo novelos de lã e embalagens com agulhas e outras ferramentas. Um novelo de lã está em destaque. Ao fundo, duas mulheres, uma ensinando e a outra observando, que são a esquerda a Chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Paloma Cruz e à direita a Presidente da Comissão, Desembargadora Elaine Bianchi estão em pé em frente a uma lousa digital que exibe a frase "Aprendendo a ler receitas".
Foto 2: Imagem colorida mostra um close de mãos fazendo crochê com uma linha vermelha. Sobre a mesa, há novelos de lã de diferentes cores (vermelho, rosa, azul, cinza), embalagens de agulhas e outras ferramentas para a atividade. Ao fundo, pode-se ver parte de uma mesa redonda e pernas de pessoas sentadas.
Foto 3: Imagem colorida mostra a Presidente da Comissão, Desembargadora Elaine Bianchi usando uma blusa florida e calça azul, que está em pé, no centro de uma sala, ensinando um grupo de mulheres a fazer crochê. As alunas estão sentadas ao redor de duas mesas redondas, com linhas e agulhas. Há uma lousa digital ao fundo, exibindo instruções de crochê com imagens.
Texto: Emily Soares - Jornalista
Foto: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR