Nos dias 27 e 28 de maio, estudantes do município de Alto Alegre concluíram as atividades da primeira etapa do projeto itinerante organizado pelo Centro de Memória e Cultura do TJRR.


Mais de 1.200 alunos do ensino fundamental e médio foram beneficiados no primeiro semestre de 2025 com a versão itinerante da edição do projeto Trilhas da Memória, iniciativa do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima (CMC/TJRR). O objetivo é aproximar a história do Poder Judiciário e a cultura de Roraima das comunidades escolares do interior.
A ação que concluiu o semestre ocorreu nas escolas Geraldo da Silva Pinto e Desembargador Sadoc Pereira, em Alto Alegre. Com a participação de mais de 700 estudantes dos turnos matutino e vespertino, o projeto proporcionou uma imersão na trajetória da Justiça roraimense.

A primeira etapa da itinerância aconteceu em 26 de fevereiro, no município de Mucajaí, beneficiando 567 alunos da Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima e da Escola Estadual de Ensino Médio Padre José Monticone.
Durante as visitas, os alunos tiveram contato direto com objetos históricos do Judiciário, como documentos oficiais, vestes talares utilizadas por magistrados e totens interativos. As exposições foram montadas nas dependências das escolas, permitindo visitação ao longo do dia e estimulando o envolvimento dos estudantes com o acervo.

Segundo o desembargador coordenador do CMC/TJRR, Cristóvão Suter, a proposta busca democratizar o acesso à memória institucional, valorizando também a história da população roraimense.
“Aqui temos a oportunidade de apresentar o acervo do Centro de Memória para toda a população, inclusive do interior do estado. Interagimos com os alunos, apresentamos o conteúdo e deixamos a exposição disponível na escola para que todos possam acessar. Eles utilizam os totens, as telas, consultam documentos antigos e as vestes talares.”

A professora de História Thais Lohmann, da Escola Geraldo da Silva Pinto, elogiou a iniciativa e seu impacto no aprendizado dos alunos.
“Ficamos muito felizes com a presença do CMC em nossa escola, trazendo informações importantes e enriquecendo o conhecimento dos nossos alunos. Nosso agradecimento.”
Além do caráter educativo, o projeto proporcionou momentos lúdicos, como a interação com totens que apresentavam jogos de perguntas e respostas e caça-palavras relacionados à história do Judiciário. As atividades foram realizadas em grupos, incentivando o trabalho coletivo entre os estudantes.

Para Ludimila Santos, participante da exposição, a experiência abriu horizontes e despertou sonhos.
“Achei muito interessante, pois contou a história dos juízes desde o início, quando eram chamados ouvidores, até os dias atuais. Um dia quero fazer Direito e ser juíza.”
A matéria possui quatro imagens: A seguir as descrições:
Foto 1: A imagem colorida mostra cinco pessoas, possivelmente estudantes e educadores, em volta de uma vitrine de vidro que exibe dois objetos antigos, provavelmente livros ou documentos. O ambiente ao redor parece ser um ginásio ou auditório, com muitas cadeiras brancas e outras pessoas sentadas ao fundo. As pessoas em primeiro plano estão atentas aos objetos na vitrine.
Foto 2: A imagem colorida mostra um grupo de jovens, a maioria vestindo camisetas brancas com logotipos coloridos, sentados em cadeiras brancas e verdes, de costas para a câmera. Eles estão em um espaço amplo, que parece ser um ginásio ou auditório, com teto alto e vigas metálicas. À frente da plateia, um homem em pé, no centro, gesticula enquanto se dirige ao público. Ao seu lado, há telões e, à direita, algumas pessoas em pé e cadeiras vazias.
Foto 3: A imagem colorida mostra um grupo de jovens, a maioria vestindo uniformes de camiseta branca e calça azul com listras laterais vermelhas e brancas, reunidos ao redor de uma tela interativa inclinada, de cor escura. Uma jovem no centro da imagem está apontando para a tela, enquanto os outros a observam. O ambiente é interno, possivelmente um ginásio ou salão escolar, com o chão em tons de laranja e algumas cadeiras brancas ao fundo.
Foto 4: A imagem colorida mostra um homem em pé, no centro, vestindo uma camiseta azul e calça jeans, segurando um microfone e gesticulando enquanto fala para um grupo de jovens sentados em cadeiras e bancos à sua frente. Ao fundo, há um telão com projeção, e à direita e à esquerda, painéis digitais. O ambiente é um espaço aberto, parcialmente coberto, que parece ser uma área de eventos ou pátio escolar, com árvores e construções ao fundo. No lado esquerdo, um banner azul com o logotipo olímpico e o texto "Jogos Escolares de Roraima Edição 2025" é visível.
Texto: Eduardo Haleks – Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR