
A Ouvidoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) inicia, neste mês de maio, uma série de visitas estratégicas às Comarcas do interior do estado. A primeira unidade a receber a equipe foi a Comarca de Pacaraima, já nesta segunda-feira (19).
O objetivo central dessas visitas é promover uma escuta ativa das necessidades locais e identificar oportunidades para otimizar a prestação jurisdicional. Além disso, a Ouvidoria busca informar os cidadãos sobre os serviços que oferece, acolher suas demandas e divulgar os canais de atendimento disponíveis.
“Acreditamos que essa proximidade é fundamental para compreendermos as particularidades de cada Comarca, além de fortalecer os laços com os servidores e, principalmente, garantir que a voz do cidadão seja ouvida e seus direitos sejam assegurados em cada canto do nosso Estado”, destacou a Ouvidora-Geral de justiça, desembargadora Elaine Bianchi, pontuando que a iniciativa representa um importante passo para fortalecer a conexão entre o Poder Judiciário e a população do interior.

“Estar presente, escutar atentamente e dialogar abertamente são pilares do nosso trabalho, impulsionando a melhoria contínua dos serviços judiciários e a construção de uma justiça cada vez mais acessível e eficiente para todos”, finalizou.
Durante as visitas, estão sendo distribuídos pela equipe da Ouvidoria-Geral de Justiça, materiais informativos relevantes com os canais de comunicação para manifestação, denúncias, críticas ou elogios, com destaque para o material de divulgação do Projeto Ema Num que é Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento à Violência Doméstica Praticada em face de magistradas, servidoras e colaboradoras.
“A violência doméstica, infelizmente, é uma realidade à qual nenhuma mulher está imune. É crucial que todas as mulheres que compõem o Poder Judiciário de Roraima saibam que existe este protocolo específico para atendê-las em qualquer situação de violência”, afirmou.

O juiz titular da Comarca de Pacaraima, Phillip Barbieux, destacou a importância da visita.
"Essas visitas são muito importantes, pois aproximam o Judiciário do cidadão. A partir do momento que as pessoas têm um órgão fácil, acessível, com canais de comunicação, elas podem concretizar os seus direitos , além de trazer informações que as vezes não tem coragem de fazer pessoalmente".
A programação das visitas da Ouvidoria-Geral de Justiça nas próximas semanas inclui as seguintes Comarcas: Bonfim (dia 23), Alto Alegre (dia 26), São Luiz do Anauá e Rorainópolis (dia 29) e, para finalizar, Caracaraí, Iracema e Mucajaí (dia 30).
A matéria possui três imagens. A seguira a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Foto colorida mostra a Ouvidora-Geral de Justiça, Desembargadora Elaine Bianchi, conversando com servidores da comarca de Pacaraima. A imagem mostra uma reunião em um ambiente de escritório, com cerca de dez pessoas reunidas.
Foto 2: Foto colorida mostra a Ouvidora-Geral de Justiça, Desembargadora Elaine Bianchi, colando um cartaz em uma parede.
Foto 3: Foto colorida mostra a Ouvidora-Geral de Justiça, Desembargadora Elaine Bianchi, ao lado do juiz titular da Comarca de Pacaraima, Phillip Barbieux.
Reprodução: Ouvidoria-Geral de Justiça
Texto: Janaína Souza – Jornalista
Fotos: Vera Lima
Fotos: Vera Lima
MAIO/2025 - NUCRI/TJRR