
A Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Roraima (SGE/TJRR) promoveu em conjunto com a Corregedoria-Geral de Justiça, no dia 9 de maio, a roda de conversa Conectando a Justiça Criminal, realizada no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva. A iniciativa tem como objetivo fomentar a integração entre as unidades de 1º Grau com competência criminal, criando um ambiente propício para o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva de soluções que visem o aprimoramento da prestação jurisdicional.
Idealizado pela juíza auxiliar da Presidência do TJRR, Juíza Lana Leitão, e executado pela SGE/TJRR, o projeto reflete o compromisso da gestão com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. Durante o encontro, foram discutidos temas técnicos relevantes para o cotidiano das unidades criminais, como a diferença entre retificação e evolução de classe processual, estratégias para redução do tempo médio de processos pendentes, movimentação correta das medidas protetivas e a correta aplicação dos movimentos de suspensão.

A secretária de Gestão Estratégica, Veruska Lobo, destacou a importância do espaço como ferramenta estratégica de escuta ativa e colaboração entre as equipes.
"A Roda de Conversa: Conectando a Justiça Criminal atua como um instrumento crucial para o compartilhamento de dificuldades e boas práticas entre as unidades criminais de 1º Grau do TJRR, permitindo a identificação de obstáculos e a construção coletiva de soluções que podem ser aprimoradas e replicadas, com foco no avanço institucional”, afirmou.
Além de fortalecer o diálogo interinstitucional, a iniciativa contribui para a uniformização dos registros processuais, a redução de erros e retrabalho, e a elevação da qualidade da prestação jurisdicional. A proposta também está alinhada ao macrodesafio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de aprimorar a gestão da justiça criminal, além de atender ao Plano Estratégico Institucional do TJRR, que busca garantir celeridade e qualidade no atendimento ao cidadão.
O modelo da roda de conversa tem potencial de expansão para outras áreas do Judiciário estadual, como varas cíveis, comarcas do interior e unidades instaladas no Fórum da Cidadania.
A matéria possui duas imagens: A seguir as descrições:
Foto 1: imagem colorida contém um grupo de pessoas sentadas no auditório do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, durante roda de conversa sobre justiça criminal.
Foto 2: imagem colorida contém a secretária da SGE/TJRR, Veruska Lobo discursando durante palestra sobre Justiça Criminal.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR