Curso realizado pela EJURR reuniu servidores de diversas unidades para alinhamento dos processos internos à estratégia institucional

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Escola do Poder Judiciário de Roraima (EJURR), promoveu entre os dias 23 e 25 de abril a capacitação voltada à construção da cadeia de valor e da árvore de processos do TJRR. A iniciativa faz parte do processo de fortalecimento da gestão por processos no âmbito do Tribunal, com foco na eficiência e na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.
O curso foi ministrado pela professora Maria Elisa Bastos Macieira, mestre em Administração pela EBAPE/FGV-RJ e especialista em Gestão de Processos. Participaram da capacitação representantes de diversas unidades do TJRR, que, durante as atividades práticas, atuaram na decomposição e análise de processos internos, com o objetivo de torná-los mais eficientes e alinhados ao planejamento estratégico institucional.

Segundo a professora Maria Elisa, a iniciativa contribui para o mapeamento e compreensão detalhada dos processos de trabalho, permitindo melhorias significativas.
“A partir desse conhecimento, tornamos os processos mais eficazes, podendo gerar fluxogramas, indicadores e facilitar o treinamento das equipes”, explicou a especialista.
Esta foi a primeira etapa de uma série de capacitações previstas para 2025, que visam consolidar a cultura de gestão por processos no TJRR, alinhando rotinas, estruturas e resultados ao compromisso com a excelência na prestação jurisdicional e administrativa.
A matéria possui duas imagens. Abaixo a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Imagem colorida contém a professora Maria Elisa que está em pé, à esquerda. Ela fala para dois homens sentados de costas para a imagem, vestidos formalmente. Ao fundo, uma mulher está sentada à mesa manuseando o celular. Na parede, há uma projeção com o título “Quatro Ferramentas para Gestão do TJRR”, acompanhada de gráficos e textos.
Foto 2: Imagem colorida contém seis pessoas, dois homens e quatro mulheres, ao redor de duas mesas circulares dentro de uma sala de aula. À esquerda, uma mulher manuseia um notebook. Ao centro, em primeiro plano, há uma cadeira vazia.
Texto: Eduardo Haleks – Jornalista | Wesley Vieira – Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
Abril/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
Abril/2025 – NUCRI/TJRR