.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

BOAS PRÁTICAS - Projeto roraimense de atendimento jurídico gratuito a estrangeiros é finalista do Prêmio Innovare

 
Fotos: Nucri TJRR  
 
Imagem colorida em formato quadrado mostra uma sala de atendimento com assentos azuis e cinzas, onde estão acomodados homens, mulheres e crianças.
 
A assistência jurídica gratuita como ferramenta de acesso a direitos fundamentais e resgate da dignidade para estrangeiros que vivem em Roraima. Essa é a proposta do Projeto Assessoria Jurídica a migrantes e refugiados que está entre os finalistas do Prêmio Innovare 2022, que reconhece e premia ações inovadoras na justiça brasileira 
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por meio da Vara da Justiça Itinerante é um dos parceiros do projeto que conta ainda com o apoio de instituições como Defensoria Pública da União, Centro Universitário Estácio da Amazônia e IBDFAM.
 
O projeto que está entre os 12 finalistas do Prêmio Innovare consiste no funcionamento de um escritório jurídico adaptado dentro do Posto de Interiorização e Triagem da Força Tarefa Humanitária. 
 
Desde 2019, já foram contabilizados mais de mil atendimentos e 700 audiências. Somente no mês de novembro de 2021, 230 crianças separadas dos pais, desacompanhadas e sem documentos foram atendidas.
 
De acordo  com a idealizadora do projeto, a advogada Denise Cavalcanti,  a proposta surgiu quando ela atuava como presidente da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente da OAB/RR e passou a acompanhar  o fluxo migratório venezuelano.
 
“Em julho de 2019, criei o Projeto de Assessoria Jurídica Voluntária voltada às pessoas migrantes e refugiadas. Consistia no atendimento jurídico, apoiando nos processos de interiorização realizados pela Operação Acolhida. Muitos imigrantes chegam ao Brasil sem qualquer documento, muitas vezes os próprios pais necessitem requerer a guarda dos filhos, uma vez que não possuem documentos ou se perderam na fuga para o Brasil.  O simples fato de ser ouvido, já lhes era uma garantia que estavam sendo acolhidos e que seus direitos seriam pleiteados”, enfatizou a advogada.  
 
Para o desembargador do TJRR Erick Linhares, o trabalho de assistência as pessoas que precisam do atendimento da justiça é de grande relevância.
 
“Na pandemia esse trabalho fez a diferença, são pessoas que sempre trabalham com um sorriso no rosto, é bonito de se ver. Uma ação voluntária e com ótimos resultados”, enfatizou o desembargador que também já esteve a frente da Justiça Itinerante no TJRR. 
 
RESULTADO - Em dezembro, serão divulgadas as práticas premiadas e que receberão  menções honrosas. A solenidade será realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Os projetos concorrem nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público Defensoria, Justiça e Cidadania, além de Advocacia, que é a categoria que Roraima foi classificado.
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte