.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

ACERVO HISTÓRICO - TJRR concede selo que reconhece valor histórico de 11 documentos

 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida contém servidores do Tribunal de Justiça de Roraima, durante ação de resultado de levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho criado para implementação do Centro de Memória e Cultura do TJRR.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) deu mais um passo para manter viva a história do Judiciário roraimense, com a concessão do selo “Acervo Histórico” para 11 documentos. A ação é resultado do levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho criado para implantação do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima.
 
Estes são os primeiros itens a receberem o selo Acervo Histórico desde a instituição do Programa de Gestão da Memória no âmbito do Tribunal de Justiça de Roraima (Resolução Nº 29/2021). São 10 processos judiciais e um documento administrativo. 
 
Entre os processos estão inventários de bens, ação descendiária (procedimento abolido com o advento do Código de Processo Civil de 1939), arbitramento de bens e ação de habilitação para casamento. Já o documento administrativo condecorado com o selo Acervo Histórico é a Ata de Instalação do Tribunal de Justiça de Roraima, de 25 de abril de 1991, um marco histórico da independência do TJRR. 
 
O presidente da Comissão de Gestão da Memória (CGM), juiz convocado Luiz Fernando Castanheira Mallet, destacou que parte substancial da história de Roraima poderá ser contada por meio dos registros processuais e documentos mantidos nos arquivos do TJRR.
 
“A concessão do selo, resultado de um trabalho minucioso de pesquisa, é fundamental para proteger documentos que integrarão o acervo do Centro de Memória e Cultura, e que poderão ser fonte de pesquisa para aclarar fatos, entender acontecimentos e resguardar direitos”, pontuou.
 
O secretário-geral do TJRR, Felipe Queiroz, destacou o pioneirismo da ação.
 
“A iniciativa inédita de atribuição do Selo ‘Acervo Histórico’ e a pesquisa prévia que esse processo requer são importantes porque possibilitam a identificação e preservação de informações e documentos valiosos ao resgate e à proteção da memória da justiça em Roraima”, destacou. 
 
A presidente do Grupo de Trabalho de Memória Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Olane Matos, explicou que os processos passaram por análise pela Comissão de Gestão da Memória, que entendeu que eles se encaixam nos critérios para a concessão do selo.
 
“Agora estes documentos serão recolhidos para guarda permanente, e posteriormente serão digitalizados, para preservar estes documentos e impedir que estes fragmentos da história se percam. Futuramente, estes documentos serão expostos no nosso Centro de Memória e Cultura, que será inaugurado em breve”, explicou.
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte