.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

E-JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS - Nova ferramenta facilita ajuizamento de ações pela internet

 

E-JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS - Nova ferramenta facilita ajuizamento de ações pela internet
 

A Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), composta pelo desembargador Almiro Padilha e pelo juiz Air Marin Junior, junto com a Secretaria Unificada, lançou o e-Juizados Especiais Cíveis. A ferramenta permitirá que qualquer pessoa maior de 18 anos ajuíze uma ação de até 20 salários-mínimos sem auxílio de advogado ou defensor público.
 
A nova ferramenta já está disponível no site: tjrr.jus.br.  Basta ao cidadão ou cidadã acessar o link, ou QR code disponível no site do TJRR e preencher um formulário. Nele, a pessoa poderá fazer um breve resumo do acontecido, gravar um vídeo, inserir documentos, fotos, boletim de ocorrência, além de outros documentos.
 
O formulário preenchido será transformado em uma petição, conforme artigo 14 da Lei nº 9.099/95, e chegará no e-mail do Setor de Atendimento, Atermação e Distribuição dos Juizados Especiais, com uma cópia encaminhada automaticamente para o e-mail da pessoa que o preencheu.
 
Segundo o coordenador dos Juizados Especiais Cíveis, dr. Air Marin Júnior, a iniciativa é mais um canal de acesso digital à justiça, sem a necessidade de comparecimento presencial. De onde estiver, com acesso à internet, o cidadão poderá ajuizar uma ação em Boa Vista com apenas alguns cliques.
 
Outra vantagem é que ao preencher o formulário, a própria pessoa poderá fazer a sugestão da data de sua audiência de conciliação, inclusive indicando o horário. Sendo aprovada a data e o horário pela Justiça, o link para audiência será enviado por e-mail ou telefone celular informados pela própria pessoa.
 
Atendimento presencial
 
O juiz coordenador Air Marin ressalta que se a pessoa desejar comparecer fisicamente para o ajuizamento de ações nos Juizados Especiais, além de poder comparecer ao Fórum Sobral Pinto, localizado na praça do Centro Cívico, agora também poderá ir à Casa do Cidadão, primeiro Posto Avançado do órgão judiciário, localizado no Bairro Senador Hélio Campos, zona oeste da capital. O posto Avançado na casa do Cidadão faz parte do programa Justiça integral que é uma extensão do Poder Judiciário de Roraima e seus fóruns e foi instalado em outubro de 2021.
 
Juizados Especiais Cíveis
 
Os Juizados Especiais Cíveis são Órgãos do Poder Judiciário que funcionam como um importante meio de acesso à justiça, pois permitem que cidadãos busquem soluções para seus conflitos cotidianos de forma rápida, eficiente e gratuita. Nos juizados especiais sempre se busca uma solução amigável entre os envolvidos no conflito. Apenas se não houver acordo, é que o problema passa a ser decidido pelo juiz.
 
Criados há mais de vinte anos pela Lei 9.099/95, os juizados podem ser acionados por qualquer pessoa física capaz e maior de 18 anos, além de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
 
Conhecido popularmente como juizado de pequenas causas, o Juizado Especial Cível julga ações cujo valor da causa seja de até 40 salários-mínimos. Caso o valor seja de até 20 salários-mínimos não é preciso contratar um advogado. Algumas das causas mais comuns levadas aos juizados especiais cíveis são cobranças e execução de notas promissórias e cheques, ações relativas a pequenos acidentes de trânsito, questões relativas ao direito do consumidor, como mercadorias com defeito e problemas com a execução de um serviço contratado, inscrição indevida do nome do consumidor em cadastro negativo de proteção ao crédito, entre outras.
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte