.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

DIGNIDADE - TJRR entrega absorventes para adolescentes institucionalizadas no CSE e mulheres do Abrigo Feminino

A ação faz parte da campanha Dignidade Menstrual, que coletou durante o mês de setembro 3.830 unidades
 
Foto: NUCRI/ TJRR
 
TJRR entrega absorventes para adolescentes institucionalizadas no CSE e mulheres do Abrigo Feminino
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Vara da Infância e Juventude e da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar, entregou na manhã desta sexta-feira (1), absorventes para as adolescentes institucionalizadas no Centro Socioeducativo (CSE) e mulheres do Abrigo Ferminino.
 
A ação faz parte da campanha Dignidade Menstrual, que coletou durante o mês de setembro, 340 pacotes de absorventes, contendo 3.830 unidades. Foram doados, aproximadamente, 1.300 unidades dos absorventes para o CSE e 1.300 para o Abrigo Feminino. 
 
Segundo a juíza titular do 1º Juizado da Violência Doméstica, Suelen Márcia Silva Alves, a ação visa dar enfoque a diversas vulnerabilidades enfrentadas por mulheres, tanto em relação a falta de assistência quanto aos cuidados básicos com higiene pessoal.
 
“Os cuidados básicos com a higiene pessoal muitas vezes são esquecidos pelos agentes públicos que oferecem um número limitado de absorventes higiênicos e, em muitas instituições, como nos abrigos onde vivem adolescentes em situação de vulnerabilidade ou mulheres que foram retiradas da família por alguma questão de agressão”, afirmou. 
 
A juíza ressalta ainda que a iniciativa é muito importante no sentido de dar visibilidade à pobreza menstrual. “Por vezes, muitas mulheres utilizam de outros mecanismos para esse tipo de higiene que podem causar até mesmo problemas de saúde. Por ser ainda um tabu na sociedade, muitas mulheres se sentem envergonhadas e, em uma situação de pobreza, a necessidade tão básica que é o absorvente, é esquecida”.
 
O juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do TJRR, Marcelo Oliveira, explica que um dos grandes objetivos das medidas socioeducativas, como a campanha, é permitir a garantia dos direitos das reeducandas, e a distribuição de absorvente tem uma importância fundamental na sua dignidade e no desenvolvimento das adolescentes. 
 
"Nós do sistema da justiça de infância e juventude estamos muito felizes com essa doação por parte da coordenadoria da mulher, afinal, sabe-se bem que é uma obrigação estatal oferecer protetores menstruais, mas nem sempre isso ocorre, então toda doação é sempre bem vinda e vai ajudar bastante as adolescentes”. 
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte