.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Justiça Pela Paz em Casa Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR recebe totens do programa Nina

O aplicativo visa auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica na busca por informações. Ele está configurado tanto em português quanto em espanhol.
 
Juíza Suelen Alves, psicopedagoga da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita e o chefe de escritório do Unfpa, Igo Martini
 
 
A Coordenadoria de Violência Doméstica, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), recebeu na manhã dessa quinta-feira 19, a doação de totens do Programa Nina, aplicativo desenvolvido pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). 
 
Os Totens são compostos por um tablet, que tem instalado no sistema, o aplicativo Nina, que visa auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica na busca por informações. Para evitar o contágio pela Covid-19, o objeto tem acoplado um mecanismo para liberar álcool em gel. 
 
A proposta é colocar os totens nos locais onde tenham grande movimentação de pessoas para facilitar o acesso do público à informação, como destaca a juíza titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Suelen Márcia Silva Alves.
 
“Esse é mais um instrumento colocado em prol da mulher principalmente a mulher refugiada, para que ela tenha um local para buscar auxílio, afinal, muitas vezes ela pensa que a lei é válida apenas para as brasileiras, o que não é verdade, a nossa lei e o nosso juizado está aberto para todas as nacionalidades, principalmente para esse nicho de vulnerabilidade que é o refugiado”, afirmou. 
 
Aurilene Mesquita mexendo no aplicativo nina
 
Igo Martini é chefe de escritório do Unfpa, e explica que a criação e o layout do aplicativo foi baseada na vivência de mulheres que já sofreram algum tipo de violência, facilitando assim, a navegação pelo programa. 
 
“O desenvolvimento do aplicativo contou com a participação da sociedade civil de Roraima, da coordenadoria de política de mulheres do estado, da prefeitura e da equipe do Tribunal de Justiça, então todo o conteúdo do aplicativo foi baseado na vivência dessas mulheres líderes de direitos humanos, para que elas possam saber mais sobre proteção e conhecer os seus direitos de forma facilitada”, ressaltou. 
 
O aplicativo pode ser acessado tanto nas configurações em português quanto em espanhol. Para a psicopedagoga da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, o objetivo do projeto é aproximar diversas informações importantes das mulheres que dificilmente têm acesso a elas. 
 
“Nesse aplicativo as mulheres podem acessar e encontrar o serviço de saúde, segurança, as questões migratórias, documentação. Então é um aplicativo que irá ajudar as mulheres a identificar o serviço no qual elas podem obter informações diversas sobre as suas necessidades”, disse. 
 
Quem tiver interesse, pode ter acesso ao aplicativo pelo aparelho celular pessoal, basta acessar a loja virtual de programas do seu aparelho, seja ele Android ou IOS, e pesquisar por Nina Unfpa, e fazer a instalação.
 
Entrega de Kits de Higiene
 
Outra ação realizada em parceria pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em parceira com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) foi a entrega de kits de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade em Boa Vista. 
 
Ao todo, foram distribuídos 20 kits com utensílios para higiene pessoal como absorvente, escova de dentes e sabonete. A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pelo Poder Judiciário de Roraima durante a Semana da Justiça pela paz em Casa.
 
Uma mulher segurando um quite doado pela Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR
 
Agentes da Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, acompanharam as entregas.
 
Fotos: Nucri

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte