.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

ACESSO À JUSTIÇA - Waimiri-Atroari recebe posto avançado de atendimento judiciário

 
Unidade é considerada o primeiro posto fixo de atendimentos e de serviços judiciários do Brasil em uma comunidade indígena.
 
Fotos: Nucri TJRR

 

 Presidente do TJRR, Desembargador Cristóvão Suter, Líder da comunidade indígena, Mario Parwe Atroari e Desembargador Almiro José Mello Padilha na placa de inauguração do Posto avançado de atendimento judiciário na Comunidade Indígena Waimiri-Atroari.
 
Roraima conta agora com o primeiro Posto de Atendimentos do Brasil com serviços de justiça e de cidadania instalado dentro de uma terra indígena. Nesta terça-feira, dia 10, foi inaugurado o primeiro Posto Avançado do programa Justiça Cidadã do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), na terra indígena Waimiri-Atroari.
 
O sentimento geral dos envolvidos na inauguração foi de agradecimento ao povo kinja (pronuncia-se "kinhá"), como os Waimiri-Atroari se denominam, por permitirem esta parceria entre o poder público e a comunidade. 
 
Durante a cerimônia, o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, disse que esta é uma grande oportunidade para a Justiça de Roraima contribuir com a comunidade, que se destaca pela organização e proteção às suas raízes.
 
“Tenho certeza que a instalação do posto representará avanço no atendimento, conquista de direitos e exercício da cidadania”, disse o presidente, que em seguida, repetiu os agradecimentos na língua materna dos kinja.
 
O líder da comunidade indígena, Mario Parwe Atroari, agradeceu a iniciativa e disse que a ação facilitará a vida deles, pois quem não tem documento vai poder emiti-lo na própria comunidade, assim como quem precisar de uma segunda via. “Estamos satisfeitos com esse projeto”, disse. 
 
Durante o evento, foi entregue o registro geral para a kinja 1.500, Ketamyna Atroari, de 10 anos, e a certidão de nascimento da última criança nascida na comunidade, Kipná Genilson Atroari. 
 
Presidente do TJRR, Desembargador Cristóvão Suter entregando a certidão de nascimento da última criança nascida na comunidade, Kipná Genilson Atroari.
 
 
Posto avançado
 
O Posto Avançado está localizado no Núcleo de Apoio Waimiri (Nawa), localizado na BR-174, no município de Rorainópolis, na divisa entre Roraima e Amazonas. 
 
O juiz titular da Vara de Justiça Itinerante do TJRR, Erick Linhares, disse que a unidade é um sonho que começou a ser idealizado em 2017, a partir de um diálogo com Amadeu Triani, diretor do Instituto de Identificação de Roraima. 
 
“Conseguimos avançar para este sonho que está sendo realizado hoje [dia 10 de agosto]. O que nos une é o ideal de uma justiça melhor, o que, felizmente, está sendo realizado aí com vocês [fez referência a cerimônia presencial]. Isso vai facilitar muito acesso dos kinja à documentação que precisam de forma mais rápida, mais simples”, disse o juiz, que participou da inauguração de maneira remota.
 
Um  dos envolvidos diretamente no programa, o diretor do Instituto de Identificação, Amadeu Triani mencionou que participar da inauguração do posto é uma realização pessoal e profissional, uma vez que ele está se aposentando e fechou a carreira com esta ação. “Em 2019 iniciamos um treinamento para preenchimento biográfico, e agora completamos o treinamento. O atendimento será todo on-line e as carteiras físicas serão entregues aqui”, explicou.
 
 Líder da comunidade indígena, Mario Parwe Atroari falando no evento, com indígenas e servidores do Tribunal de Justiça sentados dentro de uma maloca.

 

Os mais de dois mil habitantes da região, contam agora com toda a carta de serviços do judiciário e parceiros. Para que o trabalho que teve início em de abril se concretizasse, as articulações foram conduzidas pelo Núcleo de Projetos e Inovação (NPI) do TJRR. 
 
“Os serviços que serão oferecidos aqui são todos aqueles oferecidos pelo Tribunal de Justiça, especialmente os serviços dos Juizados Especiais Cíveis, mas também, aqui teremos a inovação de contar com os serviços do Instituto de Identificação” explicou o coordenador do Núcleo de Projetos e Inovação do Tribunal de Justiça de Roraima (NPI), Alcenir Souza.
 
Os serviços são executados por meio da Justiça Itinerante do Poder Judiciário, em parceria com o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIODC/RR), prefeituras de Caracaraí e Rorainópolis, cartórios da região, além da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Receita Federal. O Ministério Publico (MPRR) e a Defensoria Pública Estadual (DPE), também atuam em parceria no desenvolvimento dos trabalhos.
 
Justiça Cidadã
 
O posto de Waimiri-Atroari é apenas o primeiro do programa Justiça Cidadã, que busca democratizar o acesso à Justiça e levar atendimento aos locais mais distantes do Estado. 
 
A intenção do Poder Judiciário de Roraima é implantar postos de atendimento em todos os municípios não contemplados com sede de comarcas: Cantá, Amajari, Iracema, São João da Baliza, Caroebe, Uiramutã e a vila Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco, no sul do Estado.

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte