.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

VEPEMA - Vara de Penas e Medidas Alternativas

MEDIDAS ALTERNATIVAS - Vepema promove encontro com rede de apoio para diálogo entre instituições


Imagem colorida mostra o auditório do Fórum Cível lotada com representantes de escolas municipais e estaduais, e no segundo dia, entidades públicas (saúde, segurança, assistência social, ambiental), privadas (ONGs, associações), filantrópicas (igrejas, grupos de mútua ajuda, comunidades terapêuticas). A frente o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, discursando com o microfone na mão ao lado do juiz titular da Vepema, Alexandre Magno.
 
Promover um espaço para diálogo, com troca de experiências e encaminhamentos de sugestões para melhorias no serviço prestado em conjunto entre a Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vemepa) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e as entidades parceiras. Esse foi o principal objetivo do "Encontro da Rede de Apoio da Vara de Penas e Medidas Alternativas".

O evento foi realizado durante os dias 22 e 23 de março, reunindo no primeiro dia representantes de escolas municipais e estaduais, e no segundo dia, entidades públicas (saúde, segurança, assistência social, ambiental), privadas (ONG’s, associações), filantrópicas (igrejas, grupos de mútua ajuda, comunidades terapêuticas), entre outras.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, esteve presente no segundo dia da ação e destacou a importância do evento ao aproximar o judiciário cada vez mais da população.
 
"A Vepema é importantíssima para ressocializar as pessoas que cometem delitos, evitando a reincidência, para que não se tornem criminosos mais graves. A Vepema está de parabéns pelo evento. Eu vi o auditório cheio, isso me deixou feliz, de as pessoas estarem se aproximando do Poder Judiciário ou o Judiciário estar se aproximando das pessoas, tudo no mesmo sentido, que o Poder Judiciário atue em prol da sociedade”.
 
Imagem colorida mostra o juiz titular da Vepema, Alexandre Magno posando e os representantes de escolas municipais e estaduais, e no segundo dia, entidades públicas (saúde, segurança, assistência social, ambiental), privadas (ONGs, associações), filantrópicas (igrejas, grupos de mútua ajuda, comunidades terapêuticas), em pé posando para a foto.
 
O juiz titular da Vepema, Alexandre Magno, afirmou que o papel da vara e dos atores presentes no encontro é proporcionar o cumprimento de penas de crimes de menor potencial de maneira mais humanizada.
 
“Foi muito gratificante ver que a sociedade está se envolvendo nessa questão das penas alternativas e isso é muito importante para nós, manter a proximidade e o diálogo entre todas as instituições”.

Cerca de 350 entidades fazem parte da rede de apoio da Vepema, recebendo os cumpridores de penas alternativas. Maria Cristina do Nascimento é supervisora do Lar Fabiano de Cristo, uma das 30 Organizações Não Governamentais (ONG’s) parceiras da Vara. Segundo ela, é extremamente importante a realização periódica desses encontros para que se possa sanar dúvidas em relação ao apenado.

 

"É um evento fundamental para nós, que somos parceiros, podermos executarmos a nossa parte na parceria, de forma mais contento daquilo que é missão de cada uma das instituições. É um evento que ocorre uma vez por ano, mas é de fundamental importância para a gente, que temos algumas dúvidas na relação, então quando nós temos a possibilidade de estar junto a equipe da Vepema, tirando, dirimindo questões, isso é muito importante”.

 
PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Dos cumpridores de penas alternativas, 26% cumprem medidas devido a eventos envolvendo o trânsito, 19% crimes contra a fauna e a flora, 13% ao uso e tráfico de drogas, 12% desobediência e desacato,  8% furto, 7% ameaça, injúria, difamação, calúnia e lesão corporal (inclusive casos de Maria da Penha), além de 8% de crimes relacionados a violação de domicílio, apologia ao crime, maus tratos, portes de armas de fogo, atos obscenos, falsa identidade, etc.
 
Imagem colorida mostra o juiz titular da Vepema, Alexandre Magno posando e os representantes de escolas municipais e estaduais, e no segundo dia, entidades públicas (saúde, segurança, assistência social, ambiental), privadas (ONGs, associações), filantrópicas (igrejas, grupos de mútua ajuda, comunidades terapêuticas), em pé posando para a foto. a frente estão dois homens segurando uma placa de madeira entalhada com palavras e desenhos.

O evento contou também com relatos de apenados e ex-apenados em relação às penas alternativas. M. faz parte dos 78% dos homens que cometeram crimes de menor potencial. Ele comenta que o cumprimento de pena na Associação Anjos de Luz o fez enxergar de outra forma a prestação de serviços à comunidade, e diz que pretende continuar atuando como voluntário mesmo após o fim da pena.
 
“A medida alternativa multiplica a tua humanização, porque quando você começa a cumprir a tua pena alternativa, ela mostra que você pode ajudar as pessoas muito mais do que você costumava ajudar”.
Ao final do evento, foram entregues duas peças de madeiras ao juiz titular da Vepema feitas pelos apenados do projeto marcenaria criativa realizado pelo Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte