A Semana da Justiça Restaurativa (SJR) é um movimento internacional que acontece durante a terceira semana de novembro em diferentes países, como o Canadá, Nova Zelândia e África do Sul, e também em várias comunidades e instituições brasileiras.
A Unidade de Justiça Restaurativa – UNIJUR participou dessa campanha mundial e anual como forma de difusão da cultura de paz e diálogo.
Em cooperação com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID/TJRR, no dia 24 de novembro de 2023 a Unidade de Justiça Restaurativa – UNIJUR participou dos Círculos de Diálogos: Construindo um Ambiente Seguro – TJRR e a prevenção da violência doméstica.
O círculo dialógico realizado no Juizado da Infância e Juventude foi conduzido pelos facilitadores Josemar Ferreira Sales e Isabeau Cristina de Sousa Bezerra, ambos lotados na Coordenadoria da Infância e Juventude.
Na Secretaria de Qualidade de Vida as facilitadoras Kárisse Nascimento Blós Lago e Valeska Cristiane de Carvalho Silva Metselaar, conduziram o círculo de dialogo com os servidores.
No encerramento das atividades em alusão à Semana da Justiça Restaurativa foi realizado um Círculo Restaurativo com os Coordenadores dos Cursos da Faculdade Cethedral com o tema: “Relações de Trabalho com Ênfase no Diálogo e na Comunicação Assertiva”. O círculo foi realizado pela facilitadora Marcelle Grécia de S. N. Wottrich, Coordenadora da Justiça Comunitária e pela Chefe da Unidade de Justiça Restaurativa, Valeska Cristiane de Carvalho Silva Metselaar, atuando como co-facilitadora.
As ações conjuntas realizadas durante a Semana da Justiça Restaurativa foram de grande importância para divulgar as práticas restaurativas e difundir a cultura de
paz para além do judiciário.