.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Veja os cuidados e ações preventivas adotadas pelo TJRR quando o assunto é sustentabilidade

 
Fotos: Nucri TJRR  
 
O Tribunal de Justiça do Estado de Roraima está um passo à frente quando se trata de consciência ambiental e práticas sustentáveis. Na prática, para fomentar ações que beneficiem e impulsionem a preservação do meio ambiente, o TJRR estabeleceu parcerias com organizações de descarte de materiais recicláveis, garantindo que tudo o que é usado nos prédios e setores das unidades ligadas ao judiciário roraimense,  seja reciclado de maneira eficiente e responsável.
 
O processo de descarte é cuidadosamente planejado e executado, juntamente com as unidades geradoras. Os prédios são regularmente visitados para coleta dos materiais descartados. Desde vidro até plástico, tudo é separado e encaminhado para reciclagem. Pilhas, baterias e outros itens similares são tratados de forma especializada, garantindo o descarte seguro e adequado.
 
A conscientização ambiental é uma prioridade em todas as etapas do processo. A servidora da Subsecretaria de Serviços Terceirizados do TJRR, Lucia Martins, reconhece que as ações do Tribunal têm um impacto não apenas no meio ambiente, mas  em toda sociedade.
 
“Primando pela consciência ambiental para termos um ambiente ainda mais saudável, todos os servidores são orientados a colocarem o material em lixeiras de coleta seletiva corretamente. E assim é feito o nosso descarte, cumprindo com as leis ambientais vigentes”, disse a servidora. 
 
Uma das ferramentas essenciais utilizadas pelo TJRR é o Plano de Logística Sustentável (PLS). Ele permite que o Tribunal estabeleça metas e indicadores relacionados à sustentabilidade, abrangendo desde o consumo de papel e energia elétrica até o uso de combustíveis. Segundo a chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Ana Lívia de Sá, essas práticas não só reduzem os custos operacionais, mas promovem uma cultura de consumo consciente e responsável.
 
“O PLS nos permite incentivar o consumo consciente, a redução de custos, o combate a desperdícios, a promoção de economia e eficiência na aplicação dos recursos públicos, investimentos em melhorias na nossa infraestrutura, aproveitando os recursos naturais, como é o caso da energia solar, que é limpa e totalmente renovável.”
 
Desde abril de 2023, o Poder Judiciário de Roraima atinge a totalidade dos prédios, tanto na capital quanto nas Comarcas do interior, operando à base de energia limpa e renovável com o Programa Lumen, se tornando assim o primeiro Tribunal com 100% de energia solar. 
 
 
Outro destaque do compromisso sustentável do TJRR é a eliminação completa dos copos descartáveis. Agora, o Tribunal utiliza exclusivamente copos oxibiodegradáveis, reservando-os apenas para o público externo. Servidores e magistrados são incentivados a utilizar seus próprios copos e canecas, reduzindo ainda mais o desperdício.
 
Além disso, implementou iniciativas para reduzir o consumo de papel, como a digitalização de processos e a criação de uma central de mandado eletrônica. A gestão adequada dos resíduos também é priorizada, com a coleta seletiva e o direcionamento dos materiais recicláveis para cooperativas e associações locais, como a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis - Catamazon e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis - Terra Viva.
 
 
O compromisso do TJRR com a sustentabilidade vai além. O Poder Judiciário de Roraima promove ações de sensibilização e capacitação, incluindo campanhas, cartilhas e parcerias com outras instituições para a coleta de resíduos em rios e igarapés. 
 
Confira na integra o Plano de Logistica Sustentável do TJRR por meio link: https://sustentabilidade.tjrr.jus.br
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte