.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

CLARA E ACESSÍVEL - Tribunal de Justiça de Roraima adota Linguagem Simples para ampliar acesso à justiça

 
Fotos: NUCRI
 
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) vem adotando diversas iniciativas e projetos com objetivo de simplificar a linguagem e tornar mais compreensível as decisões judiciais e outros instrumentos de comunicação com a sociedade.
 
Exemplo disso, o projeto Mandados Simplificados busca, além de descomplicar a redação dos mandados, fornecer, de forma clara ao jurisdicionado, outras informações importantes e já produziu peças de documentos judiciais utilizando linguagem simples. 
 
Estão envolvidos no projeto a Presidência do TJRR, a Corregedoria-Geral da Justiça, a Vara de Crimes contra Vulneráveis, a Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas, a Vara Criminal Unificada, o 2º Juizado Especial Cível e o Núcleo de Projetos e Inovação. A previsão é de que o projeto se expanda para outras unidades.
 
Esse avanço decorre de um Acordo de Cooperação firmado em 2023 com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A parceria reflete um esforço conjunto para modernizar a comunicação no judiciário, tornando-a mais acessível e efetiva e evidenciando o poder da colaboração entre instituições para inovar e aprimorar a prestação jurisdicional. 
 
Alinhado ainda mais com o objetivo de democratizar o acesso à justiça por meio do uso da linguagem simples, o TJRR desenvolve também o projeto Intimajus, que visa fornecer ao jurisdicionado informações sobre participação nas audiências por meio de vídeos educativos e comunicação simplificada.
 
Já em 2024, o TJRR aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, reforçando a conexão do tribunal com uma rede de instituições judiciárias que se dedicam a fazer da justiça um serviço público mais próximo da população. 
 
Segundo a coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), Janaine Voltolini,  o TJRR tem se empenhado em fomentar uma transição para incorporação da linguagem simples, numa verdadeira jornada que exige o compromisso e a participação ativa de todos que fazem o sistema de justiça.
 
“Desde o ano passado, temos nos empenhado em uma série de ações e projetos com o propósito de promover uma mudança significativa e duradoura. Entre as iniciativas, podemos destacar a realização de oficinas de inovação, a celebração de acordo de cooperação entre tribunais e a padronização dos modelos de documentos judiciais. Outro exemplo mais recente diz respeito à publicação, em linguagem simples, do edital do 3º concurso Prêmio de Inovação do TJRR.  Juntos, estamos construindo as bases para uma comunicação mais clara, acessível e justa para todos”.
 
Com essas medidas, o TJRR reafirma seu compromisso em garantir que a linguagem não seja uma barreira para a justiça, mas sim uma ponte entre o judiciário e os cidadãos.
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte