.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

21 DE SETEMBRO - A inclusão é justiça com cuidado e saúde

 
Foto colorida mostra a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargadora Tânia Vasconcelos, posando para a foto
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) inicia nesta quarta-feira (20) a Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

A abertura da campanha será marcada pela publicação do artigo da presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJRR, desembargadora Tânia Vasconcelos, intitulado: "A inclusão é justiça com cuidado e saúde".
 
A inclusão é justiça com cuidado e saúde

A saúde das instituições depende da saúde de seus membros, servidores e colaboradores.  No Judiciário isso não é diferente. Garantir esse estado de saúde física e emocional, implica em dar atenção, distribuir cuidados, dar apoio, além de promover a valorização e inclusão daqueles que, distinguidos pela natureza, possuem necessidades especiais  para viver e poder contribuir com suas forças de trabalho.

Atento e sensível, o  Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  editou a Resolução 230 de 22/06/2016, atualizada em 2021 pela Resolução 401, de 16/06, onde constam conceitos e orientações   visando a criação de um  padrão mais inclusivo e  capaz de assegurar a mais ampla e irrestrita acessibilidade ao Poder Judiciário, o que vêm sendo observado pelos tribunais interessados em somar para a construção de um ambiente de trabalho e de entrega da prestação jurisdicional mais inclusiva, capaz de garantir a plena acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência.

Assaz desafiadora, a política exige de nós, pessoas aparentemente sem limitações, uma disposição incomum e generosa fração de amor pelo próximo.

Habitasse esse amor em nós, tudo ficaria mais fácil e acessível, entretanto, vivemos em  tempos de escassez, dominados pela indiferença, fruto do egoísmo.

Sem perder as oportunidades, nosso Tribunal vem promovendo reformas em seus prédios e implementando compras que já permitiram  a aquisição de ferramentas para melhorar as condições de trabalho, a comunicação e o conforto dos servidores e dos jurisdicionados, cujas aquisições representam  um avanço significativo e importante para a entrega do nosso produto: justiça, restando como questão a se resolver, a empatia, o que, nada obstante o esforço empreendido pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), com oficinas, rodas de conversa e outros meios de sensibilização, ainda estamos muito próximos da linha de largada, exigindo muita inspiração para o convencimento  e boa vontade de todos.

Otimista, acredito no AMOR que mais cedo ou mais tarde, vencerá o preconceito e a discriminação que barra, angustia e deprime os mais vulneráveis.

E então, afinados, entoaremos uma canção única que refletirá a igualdade e o fim das diferenças que impedem o surdo de ouvir, o cego de ver, os que não tem pernas de andar e os sem braços de receberem o abraço fraterno do JUDICIÁRIO amigo.

E assim, de grão em grão, a montanha será erguida, a luta será vencida e os dias difíceis serão substituídos e esquecidos.  21 de setembro Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Desembargadora Tânia Vasconcelos

Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Roraima.
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte