.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Slide item 1
Slide item 2

MARIA VAI À ESCOLA - Programa de combate à violência doméstica retoma ações de prevenção nas escolas

 
Alunos do 5° ano da Escola Municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz são os primeiros atendidos nesta etapa
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida contém duas pedagogas do Programa Maria Vai à Escola do TJRR, durante ação de sensibilização em sala de aula contendo crianças fardadas. Na imagem uma delas entrega uma pelúcia de girafa para uma das alunas.
 
Incentivar conversas relacionadas a direitos humanos, igualdade de gênero, etnia e, principalmente, violência doméstica nas escolas, é o trabalho desempenhado pelo programa  Maria Vai à Escola, uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima (CEMSVD/TJRR) e a Secretaria Municipal de Educação.
 
As atividades do programa retornaram no mês de setembro, e nesta etapa,  as aulas estão sendo realizadas com os alunos do 5° ano da escola municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz.
 
Ao todo serão ministradas oito aulas dentro da grade escolar, e segundo a juíza Suelen Alves, coordenadora da CEMSVDF, com o retorno do programa, a tendência é que as atividades sejam ampliadas para o interior do Estado. 
 
"Há um projeto por parte da coordenadoria de estender o programa Maria Vai à Escola para as demais cidades do interior do estado para que esses alunos tenham a importante noção sobre os direitos humanos, bem como, a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher”. 
 
Imagem colorida contém crianças em sala de aula, sentadas durante roda de conversa com duas pedagogas do Programa Maria Vai à Escola do TJRR.
 
Segundo a pedagoga do programa, Aldamires Melo, os alunos são incentivados a expressar suas opiniões, por meio de redações, desenhos e construção de cartazes.
 
“As aulas são dinâmicas, buscamos promover momentos de reflexão, interação e compreensão acerca dos direitos iguais e da lei Maria da Penha".
 
O programa Maria Vai à Escola é realizado há mais de seis anos, e tem sido trabalhado nas escolas municipais. João Vitor Pereira dos Reis tem 11 anos e é um dos alunos participantes do programa. Ele conta que as aulas ensinam, principalmente, a importância de respeitar o próximo. 
 
“As aulas são muito legais, até agora só estamos falando e nos conhecendo. É importante para podermos participar e aprender a respeitar uns aos outros”.
 
Para esta primeira fase de retorno, está prevista para novembro, a entrega de certificado para os mais 110 alunos que estão participando das aulas na volta do programa.
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte