.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Slide item 1
Slide item 2

JUSTIÇA CIDADÃ - TJRR vai implantar Espaços Seguros em Postos Avançados de Atendimento

 
A intenção é informar e orientar mulheres no interior do Estado sobre violência doméstica e familiar, oferecendo espaços seguros, inclusive para identificar possíveis vítimas. 
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida contém aba de vídeo-chamada de reunião da apresentação sobre os Safes Spaces.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) dá um importante passo no fortalecimento de políticas de defesa das mulheres. É o Projeto Safe Spaces que vai ser implantado nos Postos Avançados de Atendimento do programa Justiça Cidadã a partir de novembro.
 
De acordo com a juíza Suelen Alves que está a frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a iniciativa é  pioneira na esfera judiciária nacional. 
 
“Aproveitar os Postos Avançados para servir como o próprio nome diz: ‘espaços seguros’ para que as mulheres possam buscar informações a respeito da Lei Maria da Penha, um lugar em que ela possa desabafar e também fazer a própria avaliação da situação de risco mediante o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco. O formulário  é um instrumento do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] que ajuda o juiz/juíza a decidir se naquele caso, há violência doméstica e se há necessidade de deferimento de uma medida protetiva”.
 
 O  primeiro passo para implantação do projeto foi o treinamento de servidores e servidoras. Em setembro, a pedagoga da Cevid/TJRR, Aurilene Moura Mesquita, ministrou o workshop “Safe Spaces para atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e conhecimento/preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Riscos - FONAR”.  Cerca de 20 servidores participaram da capacitação que foi realizada pela Escola do Poder Judiciário de Roraima  (EJURR)  por meio da plataforma Google Meet.
 
“A política judiciária nacional de enfrentamento à violência doméstica conferiu às Coordenadorias em parceria com as escolas judiciais, o fomento para a capacitação permanente de servidores, magistrados sobre as questões de gênero”, explica  Aurilene Moura Mesquita.
 
A intenção é oferecer nos Postos Avançados de Atendimento, informação e orientação adequada sobre direitos. Caso a mulher relate ter sido vítima de algum tipo de violência, os servidores poderão fazer encaminhamentos às Comarcas do Poder Judiciário por meio do Formulário Nacional de Avaliação de Riscos, FONAR.
 
O projeto Safe Spaces foi idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR. As unidades descentralizadas que vão oferecer o atendimento funcionam nos municípios de Amajari, Caroebe, Iracema, Normandia, São João da Baliza e Uiramutã.
 
O termo “Safe Spaces”, faz referência a lugares seguros e  vem sendo utilizado por entidades e instituições humanitárias em todo o mundo quando o assunto é denunciar e proteger mulheres vítimas de violência doméstica.
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte