Prêmio “Memória TJAM”
O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário (CMC/TJRR) recebeu do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) o Prêmio “Memória TJAM” edição 2023. O reconhecimento é fruto do trabalho acadêmico-científico realizado pelo historiador Hugo Mendes e a arquivista Kathleane Martins, que em uma visita técnica aos arquivos do Tribunal de Justiça do Amazonas, encontraram processos históricos da época em que Boa Vista do Rio Branco era município do Amazonas. O artigo foi publicado livro eletrônico “Prêmios Eduardo Ribeiro e memória TJAM”.
Título: A utilização dos Processos Judiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas como fonte de Pesquisa Histórica: O Ensino da História de Roraima para a Educação Escolar a Partir dos Autos Judiciais.
Resumo: Em 1933, em uma fazenda, do então Município do Amazonas, de Boa Vista do Rio Branco, um grupo de homens armados participaram do assassinato de três pessoas. No mesmo ano o caso é judicializado, encontrando-se hoje nos arquivos do Tribunal de Justiça do Amazonas. Diversos são os fatos apresentados no processo, servindo a análise do documento de base para que pesquisadores possam traçar uma linha de estudo a partir dos indícios presentes nos autos, colaborando para contar uma parte da História regional a partir de uma fonte primária. Devido a importância do referido documento, é possível que o mesmo seja utilizado, a partir de uma abordagem interdisciplinar, como peça de exposição em unidades de preservação da memória, para que a população possa ter acesso a uma variedade de informações e assim conhecer um pouco mais sobre o contexto da região.
Disponível em: https://www.tjam.jus.br/index.php/portal-da-memoria/cemecjam/publicacoes
Projetos