O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima (CMC/TJRR) recebeu do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) o Prêmio “Memória TJAM”, pelo artigo "A utilização dos processos Judiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas como fonte de pesquisa histórica: O ensino da História de Roraima para Educação escolar a partir dos autos judiciais".
O prêmio contempla trabalhos que tenham destacado-se e contribuído significativamente para a memória institucional e a história da sociedade amazonense em geral, a partir dos acervos do judiciário.
O artigo desenvolvido pelo CMC é fruto de uma visita técnica realizada pelo historiador Hugo Mendes e a arquivista Kathleane Martins aos arquivos do Tribunal de Justiça do Amazonas, onde encontraram processos que faziam referências ao Crime da Nova Fazenda no Estado de Roraima, ocorrido em 1933.
Por meio da contextualização desse crime, o artigo mostrou como as fontes primárias servem de material histórico para compor o acervo do Centro de Memória e Cultura.
A coletânea dos textos premiados podem ser acessados pelo o Ebook no site tjam.jus.br (www.tjam.jus.br/index.php/portal-da-memoria/cemecjam/publicacoes)
Texto: Emily Soares - Estagiária de Jornalismo
Foto: CMC
setembro/2024 Nucri/TJRR