.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Botão Consulta ProjudiBotão OuvidoriaBotão Consulta SEEUBotão SEI Usuário ExternoBotão Consulta Precatórios

Acesso Rápido

Certidão Negativa      Custas Processuais e Depósitos Judiciais      Carta de Serviços ao Cidadão      Balcão Virtual de Atendimento      Primeiro Atendimento - Juizados Especiais     Diário da Justiça Eletrônico - DJE

     + Serviços

COMITÊ ESTADUAL DE SAÚDE - Fluxos, manuais e plano estadual são aprovados durante reunião
COMITÊ ESTADUAL DE SAÚDE - Fluxos, manuais e plano estadual são aprovados durante reunião
“Power Bi na prática: a ciência de dados em Dashboards” é tema de curso
“Power Bi na prática: a ciência de dados em Dashboards” é tema de curso
“Liderança Exponencial” é tema de novo workshop promovido pela Ejurr
“Liderança Exponencial” é tema de novo workshop promovido pela Ejurr
Ejurr realiza WorkShop sobre “Transformação Digital nas Organizações Públicas”
Ejurr realiza WorkShop sobre “Transformação Digital nas Organizações Públicas”
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Ouvidoria do TJRR promove ação educativa em escola da capital
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Ouvidoria do TJRR promove ação educativa em escola da capital
O JUDICIÁRIO DO FUTURO - TJRR divulga ação em alusão ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação
O JUDICIÁRIO DO FUTURO - TJRR divulga ação em alusão ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação
TROCA DE CONHECIMENTOS - Secretaria de Qualidade de Vida do TJRR promove oficina sobre  Autismo
TROCA DE CONHECIMENTOS - Secretaria de Qualidade de Vida do TJRR promove oficina sobre Autismo
  • Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
  • E-book Dia de Sol
  • E-book Dia de Sol
  • Cartilha Estou namorando, e agora?
  • Cartilha Infância e Juventude
  • Banner conheça o Centro de Memória
  • Banner Denuncie Ligue 180 - Enfrentamento à Violência Doméstica
  • Banner Conheça a Política de Gestão da Qualidade
  • Banner Como o poder judiciário pode auxiliar no enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e à discriminação
  • Viagens com Crianças e Adolecentes
  • Vara da Justiça Intinerante
  • Pesquisa De Satisfao
  • Educaçao Inclusiva
  • Ações Solidárias

Botão Cidadão

Botão Advogado

  • Projetos Inscritos no Prêmio de Inovação do Judiciário Exponencial

 

 

Melhorias na Central de Monitoramento do sistema carcerário e a identificação biométrica de detentos serão algumas das ações previstas para serem colocadas em prática em Roraima

 

Fotos: Antonio Diniz

O Plano Executivo para a implantação do programa em Roraima foi finalizado após visitas e reuniões com autoridades competentes e representantes de instituições que desenvolvem ações na área

 

 

Com o levantamento das necessidades para sanar as deficiências no sistema prisional de Roraima em mãos, a equipe que coordena os trabalhos do programa da Justiça Presente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), já se organiza para colocar em prática o plano de ação partir da próxima semana.

 

O programa está dividido em quatro eixos de atuação: sistemas eletrônicos; propostas e alternativas ao superencarceramento; políticas de cidadanias; e sistema socioeducativo. Cada eixo se desdobra em diversas ações e produtos.

 

Dentro das políticas de cidadania, por exemplo, que serão realizadas simultaneamente às dos demais eixos, algumas das ações também deverão ser pautadas na dentificação e documentação das pessoas privadas de liberdade. Dentre as atividades previstas está o cadastro biométrico dos detentos.

 

“Vamos identificar biometricamente esses presos para sabermos quem são exatamente. Ao mesmo tempo vamos documentá-los, pois quando concluírem o cumprimento da pena, essas pessoas serão devolvidas a sociedade e precisamos desse controle, pois atualmente, do jeito que o sistema está funcionando ninguém é recuperado”, afirmou o secretário-geral do CNJ, Carlos Adamek.

 

Segundo a coordenadora técnica do programa, Valdirene Daufemback, o que pode ser executado de maneira imediata dentro das 18 metas a serem cumpridas durante a execução do programa, já comerá a será feito nos próximos dias, como  melhorias na Central de Monitoramento do sistema carcerário em Roraima.

 

“Já estamos propondo um alinhamento da central de monitoramento eletrônico do sistema penitenciário do Estado, com diretrizes nacionais. Além disso, estão sendo estudadas as melhores alternativas para execução de um convênio entre Depen e o Governo do Estado de Roraima”, comentou, informando ainda sobre a possibilidade a ser analisada, de aplicação de fundo a fundo para uma série ações que o estado entende como importante.

 

O coordenador técnico adjunto de projetos do Conselho Nacional de Justiça, Rafael Barreto, detalhou o que pode ser melhorado na central de monitoramento coordenada pela Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania).

 

“Esta Central possui ainda um número pequeno de pessoas monitoradas no estado e programa prevê a expansão desse trabalho. É um cenário de potencial crescimento,. Vemos a possibilidades de adequação aos modelos nacionais, isso para reduzir a prisão provisória no Estado com alternativas para prisão de pessoas que não foram condenadas, que não seja encarceramento. Isso vai ajudar na redução da super população carcerária no país e em especial aqui”, explicou.

 

 

DOCUMENTO - A coordenadora  do programa informou ainda que durante esses dois dias de visita (27 e 28) da equipe de apresentação e pactuação do Justiça Presente, foram registradas em ata todas as necessidades urgentes que envolvem o funcionamento do sistema prisional em Roraima.

 

“Todas as observações que foram feitas no plano de trabalho vão virar um documento a ser seguido pelo TJRR [Tribunal de Justiça de Roraima], pelo CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e também pelo Poder Executivo, para implementação das ações voltadas a central integrada de alternativas penais”, informou.

 

PANORAMA LOCAL - Para a juíza titular da VEP (Vara de Execuções Penais) do TJRR, Joana Sarmento, qualquer ajuda quando o assunto é sistema prisional, é muito bem-vinda. Ela destaca que a VEP já vem efetuando algumas medidas para melhorar a estrutura.

 

“A Vara hoje exerce esse serviço com muito esforço e por meio dos programas que executamos. Fazemos cerca de 50 atendimentos diários, porém enfrentamos problemas com a internet, se houver condições de aprimorar a internet, aqui em Roraima, isso vai ser de grande ajuda.”, comentou.

 

Sobre a deficiência que Roraima enfrenta com o abastecimento de energia elétrica e dificuldade de conexão com a internet, ocasionando a queda de sistemas operacionais utilizados na execução dos trabalhos, a coordenadora do Justiça Presente, Valdirene Daufembach informou que para evitar que o sistema fique fora do ar, uma das alternativas apresentadas e que serão colocadas em práticas de maneira urgente é o trabalho off-line. “Vamos atuar também na capacitação de servidores e magistrados para melhoramento das funcionalidades”, garantiu.

 

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, André Fernandes, aposta na parceria com o Judiciário, por meio do Programa Justiça Presente, como fundamental para os avanços necessários ao sistema em Roraima.

“O que existia em Roraima era uma situação de verdadeiro caos antes da chegada da força tarefa do Ministério da Justiça, que atuou na intervenção do sistema prisional por quase dois anos. Agora com as unidades sendo reestruturadas, temos condições de dar um cumprimento de pena melhor aos reeducandos e essa parceria agora com o CNJ, tendo o judiciário como coordenador, é fundamental para as melhorias necessárias”, afirmou.

 

 

PROGRAMA – Iniciado em março deste ano, o programa Justiça Presente está sendo levado pelo CNJ para implantação em todo o país. A intenção é, junto com atores locais, construir soluções customizadas e duradouras para enfrentar as causas da crise penal no país. Roraima foi o 23o estado a receber a comitiva para inicio das ações.

 

Desenvolvido em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) já chegou ao Piauí. O programa está dividido em quatro eixos de atuação: sistemas eletrônicos; propostas e alternativas ao superencarceramento; políticas de cidadanias; e sistema socioeducativo. Cada eixo se desdobra em diversas ações e produtos, que serão desenvolvidos com o apoio de coordenadores e assessores especializados alocados nas 27 unidades da federação.

 

Para melhor assimilação das atividades pelos atores locais, o programa foi dividido em três fases de implantação, com início em março, junho e julho de 2019; e prolongar-se-ão até o encerramento do programa, previsto para julho de 2021.

Conforme a proposta nacional do programa, na primeira fase serão priorizadas a informatização dos processos de execução penal por meio do Seeu (Sistema Eletrônico de Execução Unificada), a identificação biométrica, a emissão de documentos para pessoas privadas de liberdade, a atenção às pessoas egressas, as iniciativas para inserção no mercado de trabalho e o fortalecimento das audiências de custódia, das políticas de alternativas penais e da monitoração eletrônica.

 

 

A segunda fase ativará mutirões carcerários em processos informatizados, Centrais de Vagas para aperfeiçoar o controle da legalidade das penas e medidas, práticas restaurativas e a melhoria e aperfeiçoamento dos serviços e dos mecanismos de controle das políticas oferecidas às pessoas presas. Por fim, a terceira fase investirá em ações de atenção ao sistema socioeducativo.

 

 
 
 

Botão TRE-RR      Botão MPRR      Botão CNJ      Botão OABRR      Botão DPERR      Botão TCERR


Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.

O Tribunal de Justiça de Roraima utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento.

Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Banner Institucional