.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Tribunal de Justiça de Roraima inaugura Centro de Memória e Cultura

 
O museu conta a história do Poder Judiciário roraimense e do estado de Roraima. 
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida em formato retangular mostra um painel na cor roxa com o logotipo “CMC” e ao lado a frase “Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário", ambas escritas na tonalidade amarela.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) possui agora um espaço destinado a preservar e divulgar a história do Poder Judiciário roraimense, promovendo cidadania e integração com a sociedade. O Centro de Memória e Cultura foi inaugurado nessa terça-feira, 31 de janeiro, e está localizado na avenida Ville Roy, casa 1 – São Pedro.
 
Documentos, processos e mobiliários antigos, se integram a tecnologia, formando um espaço interativo, educativo e cultural, para mostrar aos visitantes, em um ambiente cercado de cores vivas, um pouco da história não só do Poder Judiciário, mas também do Estado de Roraima e sua cultura.  
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, ressalta que a instalação do Centro de Memória e Cultura visa disponibilizar um espaço cultural para toda a sociedade, valorizando o presente,  o passado  e o futuro do Estado. 
 
“É um convite, a uma viagem ao passado para refletirmos melhor o nosso presente revelando os acertos dos nossos pioneiros”.  
Imagem  colorida em formato retangular mostra o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, o desembargador Almiro Padilha, o juiz convocado, Luiz Fernando Castanheira Mallet, e o Professor, Alcides Lima durante descerramento de placa de inauguração do Centro de Memória e Cultura.
 
O Centro de Memória é fruto de um trabalho realizado há dois anos que consiste desde a criação de equipes para a captação de material, visitas a outras instituições para troca de expertises e planejamento de criação, montagem e finalização das obras, como conta o presidente da Comissão de Gestão da Memória (CGM), juiz convocado, Luiz Fernando Castanheira Mallet. 
 
“Foi um processo realizado a muitas mãos. Tivemos o apoio da presidência que, muito consciente em relação a importância da história, podemos apresentar o resultado que temos hoje, algo realmente é espetacular”.
 
Uma equipe formada por servidores de diversos setores do TJRR, designados de Grupo de Trabalho da Memória Institucional (GTMI), foi responsável pelas pesquisas e estrutura. 
 
A coordenadora do Centro de Memória e Cultura, Olane Matos, explica que o Centro  é um local onde as pessoas vão poder mergulhar na história do Tribunal de Justiça de Roraima, mostrando o compromisso social, educativo e solidário do Poder Judiciário.
 
“Além da prestação jurisdicional, destacamos lado social,  solidário, as ações educativas do Tribunal, a responsabilidade social que a Justiça tem com a sociedade, além de uma prestação jurisdicional de qualidade, de excelência”. 
 
Imagem  colorida em formato retangular mostra o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter e o desembargador Jésus Nascimento em frente a um  Telão  interativo exibindo um documento histórico.
 
Telões interativos, fotos, atas de reunião, documentos históricos, objetos antigos e uma exposição especial do museu integrado de Roraima, são algumas das atrações do Centro de Memória. O historiador do museu, Hugo Mendes, afirma que o principal objetivo é contar a história do Tribunal de Justiça e como ela está relacionada ao desenvolvimento da cidade de Boa Vista. 
 
“O Centro de Memória e Cultura tem essa proposta de contar a história do Judiciário e promover a cultura roraimense. Cada um de nossos espaços foi pensado para demonstrar como a história do Tribunal se relaciona com a própria história do desenvolvimento da nossa cidade de Boa Vista”.
 
Durante a inauguração uma cápsula do tempo com documentos da Corte de Justiça e da sociedade foi fechada e só será aberta em 2041, ano em que o Judiciário de Roraima completará 50 anos de história. Esse marco histórico finaliza a linha do tempo do novo centro.
 
O Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 18h, e abre suas portas para toda a sociedade roraimense. 
 
Imagem  colorida em formato retangular mostra o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, discursando com o microfone na mão  em frente a uma plateia que se encontra sentada e de costas para a foto.
 
Participaram da solenidade de inauguração o vice-presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, o desembargador Almiro Padilha, o desembargador, Erick Linhares, o juiz convocado Luiz Fernando Mallet, o procurador-geral do Estado, representando o governador, Jean Michett, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima, Ednaldo Vidal, o representante do Defensor Público do Estado, Natanael Ferreira, o representante da secretaria de Cultura, Enos Almeida, a diretora do museu integrado de Roraima, Elena Fioretti, o presidente do Conselho Estadual de Cultura de Roraima, Sebastião Alberto Vieira, o diretor de Turismo, Bruno Dantas, e os magistrados, servidores e cidadãos que estiveram presentes no evento.
 
Todas fotos do evento podem ser encontradas no link.
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte