Notícias

Interessados em adotar crianças ou adolescentes são preparados em curso on-line

Todo o trabalho é direcionado àquelas pessoas que já estão cadastradas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e que já deram entrada no processo de adoção
 
Fotos: Divulgação
Curso On-line preparatorio aos postulantes à adoção
A capacitação é realizada toda por meio da plataforma Scriba do TJRR
 
O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), por meio das Varas da Infância e Juventude, promove a 1ª Edição On-line do curso preparatório aos interessados em adotar uma criança ou adolescente. Trata-se de uma preparação psicológica para a adoção, voltada para aqueles que já deram entrada no processo de habilitação para adoção junto às Varas competentes.
 
A primeira etapa iniciou nessa quarta-feira, dia 1º de julho e segue até o dia 3. Os encontros ocorrem das 9h às 12h30, totalmente digital, por meio de videoconferências, transmitidas pela plataforma digital Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências) do TJRR.
 
Os técnicos do Setor Interprofissional das Varas da Infância e Juventude do Poder Judiciário de Roraima, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, são os responsáveis pela realização do curso. O principal objetivo é orientar e preparar aquelas pessoas interessadas em adotar crianças e adolescentes. 
 
Para essa primeira versão on-line, a condução das atividades é realizada pela psicóloga das Varas da Infância do TJRR, Ana Luiza Moreira, que organizou o plano de conteúdo visando atender à demanda daqueles que pretendem ser inseridos no SNAA (Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento).
 
“Todos os anos é um grande prazer realizar e participar do curso de habilitação para adoção. E em 2020, a satisfação é ainda maior por se tratar da primeira edição on-line. É um desafio, pois tivemos que procurar meios para nos adaptar a essa nova realidade e fazer acontecer. Essa capacitação, além de ser uma etapa obrigatória para quem pretende adotar, é um espaço para proporcionar maior reflexão e interação entre os participantes, que poderão contar suas experiências, percepções e sentimentos acerca da gestação adotiva”, esclareceu Ana Luiza.
 
Os temas discutidos durante o curso abordam as expectativas e motivações para a adoção, preconceitos e mitos que envolvem a adoção, ressignificando a adoção, a criança idealizada e a criança real. Trabalham ainda temas sobre as adoções necessárias, adoções tardias, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com deficiência ou de origem étnica diversa e apresentação de estatísticas  do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.
 
A Lei de número 12.010/09, vigente no Brasil desde novembro de 2009, preconiza que a inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento de pessoas interessadas na adoção de crianças e adolescentes deverá, obrigatoriamente, ser precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, implementado através da equipe técnica da Justiça da Infância e Juventude. Dessa forma, desde 2010, em Roraima, é realizado todos os anos, o Curso Preparatório aos Postulantes (interessados) à Adoção, que atualmente é ofertado semestralmente de forma presencial.
 
A segunda turma do curso está prevista para ocorrer no período de 6 e 8 de julho. Para complementação de horas, os participantes receberão sugestões de leituras sobre o tema, totalizando a carga horária do curso em 16 horas.