.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

JUSTIÇA 4.0 - Palestrantes de renome nacional abordam Inteligência Artificial e os avanços no judiciário

 
 
Ferramentas sobre gestão processual e até aplicativos para pessoa com deficiência auditiva estiveram entre os temas apresentados 
 
 
Fotos: Orib Ziedson e Antonio Diniz   
Público durante o Justiça 4.0
Público durante o Justiça 4.0, no Teatro Municipal de Boa Vista
A programação do Justiça 4.0 ofereceu temas voltados para pessoas interessadas na área de Tecnologia, Direito e Social
 
 
 
Como parte da programação do Justiça 4.0 – Inteligência Artificial e Soluções Tecnológicas do Poder Judiciário, realizado nesta terça-feira, dia 17, os participantes puderam ainda acompanhar explanações sobre soluções tecnológicas por palestrantes nacionais ligados à IA. 
O primeiro a ocupar o palco do evento, o advogado e consultor da área de  transformação digital no setor público, Ademir Piccolli, com a palestra “Justiça 4.0”, abordou as inovações na área jurídica.
Advogado e consultor da área de  transformação digital no setor público, Ademir Piccolli.
 
“Está acontecendo um movimento pela inovação dentro do judiciário, e isso vai fazer toda a diferença. Vamos passar dessa fase, que por longos anos o judiciário persegue para a questão das metas, e melhorar a celeridade”, afirmou. 
 
Na sequência, as informações repassadas aos presentes no evento foram do professor doutor Fabiano Hartmann, que ministrou a palestra  “Algoritmos e Inteligência Artificial no Direito: apoio à decisão e otimização dos fluxos na gestão processual”.
Professor doutor Fabiano Hartmann.
 
Ele  destaca a Inteligência Artificial como uma ferramenta de ganho em confiança e celeridade para o resultado final, que é a entrega da justiça em tempo razoável. “Com os padrões preexistentes, ela aprende a predizer o futuro. É uma ferramenta que auxilia a gestão futura. A IA vem revolucionando o Judiciário como um todo”, afirmou.  
 
Com o terceiro tema da noite, o juiz federal Rafael Leite falou ao público sobre “Inteligência Artificial e Futuro do Poder Judiciário”. O magistrado atua na 5ª Vara Federal de Manaus (AM), onde desenvolveu robôs e aplicativos que auxiliaram na automação das tarefas, ampliando a eficiência de magistrados e servidores na prestação jurisdicional. 
 
Leite falou sobre a perspectiva da influência dessas novas tecnologias na atuação do judiciário. “O judiciário pode seguir e, principalmente, provocar na cabeça dos operadores do Direito a necessidade de uma nova forma de pensar a atuação, que deve, necessariamente, englobar essas novas tecnologias”, observou. 
 
Encerrando as novidades da noite sobre o que há de mais avançado em tecnologia, o engenheiro de Software da Map Inovation do estado do Amazonas, Marcel Cunha, apresentou o ‘Giulia’, um aplicativo para a pessoa com deficiência auditiva. 
Engenheiro de Software, Marcel Cunha.
 
“É um aplicativo que interpreta o sinal feito pelos surdos; e que fala. Então, é possível fazer que um funcionário com problemas auditivos consiga interagir com uma pessoa ouvinte. A ideia também é usar o Giulia como 'totem de atendimento', ou seja, uma unidade fixa, onde a pessoa surda consegue interagir e tem todas as informações em Libras [Linguagem Brasileira de Sinais]”, explicou, ao destacar que no judiciário o Giulia pode auxiliar as pessoas com deficiência auditiva por meio do atendimento automatizado. 
 
“O usuário põe o número do processo, tudo escrito em libras, e vai tendo o atendimento  todo em libras. A aplicação tem a capacidade de traduzir voz e texto para sanar momentos em que o deficiente não possui um intérprete presente”, explicou. O aplicativo deverá ser incorporado às ferramentas do judiciário roraimense para atender a esse público específico.  
 
Depois das palestras, os participantes que puderam acompanhar de perto todas as novidades durante o Justiça 4.0 avaliaram como a evolução tecnológica pode impulsionar o desenvolvimento no judiciário. 
Para o advogado Luiz Fernando, o evento foi esclarecedor. “Mostrou que o TJRR está aberto a inovações, visando produtividade e qualidade. Todos os envolvidos estão de parabéns. Acho importante que o poder Legislativo também vai poder se inspirar no que há de tecnologia e também implantar”, comentou.   
 
O servidor do TJRR, Jhonatas Apolônio, disse que o evento chama a atenção para tudo que ainda está por vir. “Vamos colocar em prática todas essas soluções e sistemas  apresentados aqui, e vai ajudar muito os servidores do Tribunal de Justiça e a população de Roraima”, destacou.

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte