
O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TJRR), reuniu-se com a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), para alinhar estratégias voltadas à prevenção de crimes digitais, à segurança da informação e ao uso mais eficiente da tecnologia no atendimento à população, devido o crescimento de tentativas de golpes cibernéticos no estado, especialmente de crimes relacionados a assistidos da Defensoria.
Durante o encontro, que ocorreu no dia 16 de janeiro, foram analisados casos em que terceiros entraram em contato diretamente com assistidos utilizando informações processuais verídicas, como número do processo, classe, nomes de magistrados e defensores, com o objetivo de induzir vítimas ao pagamento indevido de valores, principalmente por meio de transferências via PIX.
Como medida imediata, a STI realizou auditoria técnica nos processos indicados pela Corregedoria da Defensoria, sendo cinco ações em tramitação no 2º Núcleo de Justiça 4.0 Saúde e um mandado de segurança em curso no Tribunal Pleno.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Gabriel Vieira, a atuação conjunta entre as instituições é decisiva para reduzir as diferentes modalidades de golpes que vêm atingindo jurisdicionados. De acordo com ele, foram discutidos ajustes técnicos na forma de disponibilização de dados públicos, com o objetivo de diminuir a exposição de informações que possam ser exploradas por criminosos, além da adoção de novas soluções tecnológicas voltadas à prevenção de fraudes.
“O encontro teve como eixo o alinhamento entre as instituições para mitigar as diversas formas de golpes aplicados aos jurisdicionados. A área de tecnologia apresentou medidas para aperfeiçoar a disponibilização de dados e assumiu o compromisso de implantar soluções que contribuam para reduzir esse tipo de prática criminosa”, afirmou.
O secretário também destacou a importância de ampliar a comunicação entre os órgãos que integram o sistema de justiça, como estratégia para intensificar a divulgação de orientações aos usuários, especialmente sobre a gratuidade dos serviços públicos e os riscos de contatos informais relacionados a processos judiciais.
Participaram da reunião o secretário de Tecnologia da Informação do TJRR, Gabriel Vieira, o coordenador de Gerenciamento de Demandas, Vandré Peccini, o assessor jurídico da Corregedoria, Ítalo Honorato, o subdefensor público geral, Dr. Natanael Ferreira, e a corregedora geral, Dra. Lenir Rodrigues.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: DPE-RR
FEVEREIRO/2026 - NUCRI/TJRR
Fotos: DPE-RR
FEVEREIRO/2026 - NUCRI/TJRR


