
Foi publicado o novo Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A nova regulamentação substitui o Provimento/CGJ nº 002/2023 e foi elaborada a partir de um processo participativo, com a escuta de todas as unidades judiciais e administrativas do Judiciário roraimense.
O Código de Normas da Corregedoria disciplina as atividades judiciais de primeiro grau de jurisdição no Estado de Roraima, estabelece critérios mínimos de eficiência e define sanções em casos de descumprimento das normas previstas.
Entre as principais novidades está a exclusão do selo físico de autenticidade como requisito de validade dos atos judiciais, considerando que o Judiciário roraimense já opera com 100% de seus processos e atos em formato digital.
Os princípios da eficiência, da economia e da cooperação orientaram a elaboração da nova regulamentação, conforme destacou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Erick Linhares.
“As transformações nas relações sociais, impulsionadas pelas interações no ambiente virtual, criaram novas demandas para as quais ainda não estávamos plenamente preparados. Daí a necessidade de atualização do Código de Normas, para garantir um Judiciário cada vez mais apto a atender à sociedade”, afirmou.
O novo Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça pode ser acessado: aqui.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybenar, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Corregedoria-Geral de Justiça
Fotos: TJRR
DEZEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR


