
Juntos pelo clima, pelas pessoas e pelo planeta. Com esse propósito, mais de 30 voluntários se uniram ao Tribunal de Justiça de Roraima em uma mobilização para a construção da Horta Comunitária Sensorial, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD).
A ação, realizada no sábado, 6 de dezembro, integra a Campanha Mobilização ONG Moradia e Cidadania e conta com o apoio do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS), do Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC), da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), por meio do CIAPD, e da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Na prática, os participantes foram divididos em grupos para a construção da horta, que incluiu o preparo do solo, a seleção das manivas de mandioca, a montagem das sementeiras de hortaliças, a reorganização da irrigação e as futuras adubações.
O momento marcou o início da revitalização da horta e contou com o apoio dos voluntários, que atuaram em conjunto até a finalização da etapa, explica a chefe do Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC), Francisca Carvalho.
"Esta primeira ação foi o início da implantação de uma Horta Sensorial e Inclusiva para Pessoas com Deficiência no CIAPD, que envolve a revitalização, a partir de uma estrutura já existente, com a participação dos voluntários inscritos na Campanha Mobilização ONG Moradia e Cidadania, dentre eles servidores e colaboradores/jardineiros do TJRR e colaboradores do CIAPD, sob a orientação do professor Diego Souza, coordenador do curso de Agronomia da UFRR."
A chefe do SSRS, Paloma Cruz, destaca que o TJRR continuará acompanhando a construção da horta.
“O TJRR continuará acompanhando as ações e as próximas etapas de construção da horta, conforme cronograma apresentado no projeto.”

O Projeto Horta Acessível tem como propósito implantar uma horta sensorial adaptada, capaz de estimular os sentidos e ampliar a acessibilidade, a inclusão e a educação ambiental. A iniciativa beneficia toda a comunidade atendida pelo CIAPD, que presta serviços a aproximadamente 3 mil pessoas com deficiência em Boa Vista, Roraima.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Emily Soares - Jornalista
Foto: Arquivo
DEZEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Foto: Arquivo
DEZEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR


