Homenagem ocorreu durante a abertura do IX Seminário Roraimense de Direito e Sociedade, que reuniu autoridades e lideranças indígenas para debater temas sobre justiça, meio ambiente e direitos humanos na Amazônia.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Desembargador Leonardo Cupello, e o vice-presidente, Desembargador Almiro Padilha, foram agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito Judiciário da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11), em reconhecimento às contribuições do Judiciário roraimense para o fortalecimento da Justiça e das instituições no estado.
A homenagem foi concedida nesta segunda-feira (20/10), durante a abertura solene do IX Seminário Roraimense de Direito e Sociedade, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR).
O Presidente do TJRR, Desembargador Leonardo Cupello destacou que a honraria reflete não apenas a atuação da gestão, mas o empenho coletivo de todo o corpo de magistrados e servidores do Poder Judiciário de Roraima.
“Nós estamos muito honrados de receber essa outorga, essa homenagem que representa o reconhecimento de que o nosso Tribunal de Justiça de Roraima tem contribuído, da melhor maneira possível, para que as instituições evoluam. Dentro desse contexto, nós só temos a agradecer”, afirmou o presidente.

O Desembargador Almiro Padilha também participou da programação como palestrante do terceiro painel do seminário, que abordou o tema “Violência e discriminação contra os povos originários: o papel do sistema de Justiça”.
Durante sua fala, ele destacou as ações do TJRR voltadas à inclusão e à valorização da população indígena, especialmente por meio da Justiça Itinerante e de iniciativas que garantem o acesso à Justiça nas línguas maternas.
“Nós somos um estado com o maior percentual de indígenas do país, com quase 16% da população autodeclarada indígena. O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Justiça Itinerante e de programas sociais, atua para garantir esse atendimento, inclusive com intérpretes nas audiências de custódia, permitindo que o indígena fale em sua língua mãe e, com isso, valorize sua identidade e cultura”, ressaltou o vice-presidente.

A abertura contou com a presença do Desembargador David Alves de Mello Junior, Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), representando a Presidência; da Desembargadora Joicilene Jerônimo Portela, Coordenadora do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem; da Desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, Diretora da Escola Judicial do TRT da 11ª Região (Ejud11); da Desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, Diretora da Escola Judicial do TRT da 20ª Região (SE); do Procurador Regional do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento, representando o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região; do Juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista e Presidente da Amatra XI, Gleydson Ney Silva da Rocha; da Deputada Estadual Ângela Águida Portella, representando a Assembleia Legislativa de Roraima; da Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), Dra. Natália Leitão; do Vice-Reitor da Universidade Estadual de Roraima, Professor Dr. Edson Damas da Silveira; da Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana e da Líder Indígena Kelliane Wapichana.
Na matéria contém três imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida do Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Desembargador Leonardo Cupello, e o vice-presidente, Desembargador Almiro Padilha pousando para fotografia. Ambos usam as medalhas de Honra ao Mérito Judiciário da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.
Foto 2: imagem colorida do Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Desembargador Leonardo Cupello, recebendo a Medalha de Honra ao Mérito Judiciário da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.
Foto 3: imagem colorida do vice-presidente, Desembargador Almiro Padilha, na bancada de debate com demais autoridades, falando ao microfone durante o evento.
Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR