Recém chegados recebem vacinação e documentos. Cerca de 40 organizações, como Cruz Vermelha, Nações Unidas e Acnur, atuam no local

O presidente do Supremo Tribunal Federal visitou nesta segunda-feira (15), em Boa Vista (RR), a sede da Operação Acolhida, que auxilia venezuelanos que chegam ao Brasil em busca de melhores condições de vida.
No local, os estrangeiros recebem vacinação e documentos, para que depois possam ser beneficiários dos serviços sociais do governo. Cerca de 40 organizações, como Cruz Vermelha, Nações Unidas e Acnur, atuam no local e auxiliam em questões como autorização de residência junto à Polícia Federal, contato com familiares, capacitação profissional e educacional, além de outras necessidades.
Os militares que atuam no projeto explicaram ao ministro o funcionamento e os serviços prestados. Já são sete anos de operação, desde 2018, quando um decreto do então presidente Michel Temer foi assinado para melhorar as condições de vida e saúde dos recém chegados.
O ministro Barroso agradeceu pelo trabalho dos representantes das entidades e pela atuação dos militares. Ao final, conversou em espanhol com um grupo de venezuelanos.
“Estou visitando Roraima e vim conhecer a Operação Acolhida. Gostaria de agradecer aos militares e às organizações internacionais que ajudam nesse trabalho e dizer que este é um país que acolhe a todos. Vocês são muito bem vindos para viver em paz, trabalhar e estar conosco.”
A matéria possui uma foto. A seguir a descrição:
Foto 1: A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas embaixo de uma estrutura coberta. Em primeiro plano, algumas pessoas estão sentadas em bancos de madeira, de costas para a câmera, ouvindo atentamente. Em pé, ao centro, um homem de terno azul claro e gravata fala para o público, segurando papéis nas mãos. Ao lado dele, há militares fardados e outras pessoas de terno. À direita, uma fotógrafa registra o momento. No fundo, é possível ver mais pessoas acompanhando a cena.
Texto: STF
Fotos: Gustavo Moreno - Fotográfo
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: Gustavo Moreno - Fotográfo
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR