
A luta contra a depressão e o suicídio exige cada vez mais diálogo aberto e ações de conscientização, especialmente entre jovens e adolescentes. Muitas vezes, os sinais passam despercebidos pela própria família, o que pode tornar a ajuda tardia. Nesse cenário, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Programa Justiça Comunitária, realizou nesta quarta-feira (10) a palestra “Bem me Quero”, na Escola Estadual Girassol, com alunos do turno vespertino e o corpo docente.
A iniciativa faz parte da campanha Setembro Amarelo, período em que as ações de enfrentamento ao suicídio ganham maior visibilidade. Mais do que alertar para os riscos, o objetivo é incentivar a escuta, a empatia e o autocuidado. Segundo a coordenadora do programa Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich, o encontro foi uma oportunidade de lembrar que a vida merece ser cuidada e valorizada em todas as idades.

“Hoje vivemos em um mundo adoecido emocionalmente, e muitas vezes esquecemos de olhar para nós mesmos, para nossas amizades e para a nossa família. Quando um jovem diz que não está bem, ou quando demonstra isso em seus comportamentos, ele está pedindo socorro. É nesse momento que o apoio, o carinho e a atenção fazem a diferença”, destacou.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Girassol, Iomar Pereira, a ação foi fundamental para fortalecer a autoestima dos estudantes e ampliar as ferramentas de enfrentamento diante das dificuldades do dia a dia.

“Nós estamos felizes em receber o Tribunal de Justiça de Roraima, promovendo saúde mental e ajudando nossos alunos a desenvolverem coragem, determinação e força para superar gatilhos que podem gerar tristeza, mágoas e depressão. É um passo importante para promover qualidade de vida e bem-estar”, afirmou.
Ainda na tarde do dia 10 de setembro, foi realizada a palestra "Bem me quero" no Instituto de Educação de Roraima - IERR, destinado aos servidores.
Durante a palestra, também foi apresentado o E-book Dia de Sol, que já está em sua sexta edição. O material, com linguagem leve e acessível, foi desenvolvido para crianças e adolescentes, ajudando a aproximar o diálogo sobre saúde mental de forma simples e acolhedora.
Ainda na tarde do dia 10 de setembro, foi realizada a palestra "Bem me quero" no Instituto de Educação de Roraima - IERR, destinado aos servidores.
A matéria a seguir possui três imagens. Abaixo as descrições:
Foto 1: Imagem colorida mostra um grande grupo de jovens sentados em cadeiras azuis, prestando atenção em uma pessoa em pé à frente, que está falando. O cenário é um espaço coberto, que parece ser o pátio de uma escola, com paredes amarelas e um telhado de metal. Há um projetor e uma tela de projeção no lado direito.
Foto 2: Imagem colorida mostra uma mulher de camisa amarela falando ao microfone para um grupo de jovens sentados em cadeiras azuis. Ao fundo, há um banner amarelo com uma ilustração de girassol e as palavras "Bem me Quero". A cena parece ser uma palestra ou apresentação em um ambiente escolar ou comunitário.
Foto 3: Imagem colorida uma mulher de óculos escuros e uniforme rosa e amarelo, segurando uma cesta de vime com fitas amarelas. Ela se inclina para oferecer algo a uma jovem, enquanto outros estudantes assistem. A cena acontece em um ambiente escolar, com uma mulher ao fundo falando em um microfone.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: Giovanni Reis - Fotógrafo
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: Giovanni Reis - Fotógrafo
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR